6 de maio de 2018

Em protesto, escritor maruinense veste-se de preto e lamenta situação de Maruim

Escritor maruinense protesta em praça pública (Foto: Reprodução / Hefraim Andrade

O escritor maruinense, Hefraim Andrade, fez um protesto vestindo-se de preto na Praça Barão de Maruim, no Centro da cidade, no último sábado (5), dia em que Maruim, completou 164 anos de Emancipação Política. Com a praça lotada, Hefraim segurava nas mãos uma placa com a hashtag #Lamento. Nas redes sociais, o escritor explicou o motivo protesto. A publicação alcançou seguidores de outros países, como: México, Venezuela, Argentina, El Salvador, Espanha, EUA, Turquia e Israel. 

Confira na íntegra: 


Hoje completamos 164 anos de emancipação política.
Da nossa liberdade conquistada debaixo de muitos conflitos, os quais foram indispensáveis para que pudéssemos lográ-la!
Isto é muito importante e não podemos negá-lo.

Adotou-se então comemorar tal dia com algumas atividades municipais para enfatizar a cultura local bem como para entreter os cidadãos. Nas escolas, são elaboradas atividades sobre Maruim as quais muitos alunos procuram fazê-las no Gabinete de Leitura, uma instituição também centenária, de 1877, - Nosso polo de informação, donde aprendemos que o conhecimento é bom e necessário. - Eu mesmo aprendi desta forma e, por ter aprendido a história pregressa deste lugar como também a história contemporânea, jamais poderia chorar quando é para rir e rir quando é para chorar!

164 anos... Pergunto: Maruinenses, é com alegria que festejam a este dia ou é por civismo? Porque civil eu também o sou, mas não alegre ou contente! Contente em ver várias obras inacabadas, o que inclui a nossa praça principal, a qual está desfigurada e que divide espaço com uma festa, e uma festa de emancipação politica?

Estamos emancipados?!

Riria de contentamento havendo problemas com a saúde pública?! Com salários que atrasam, com a superlotação do cemitério local? -Não! Não poderia rir da nossa sorte donde suspiro pela liberdade, e por outra emancipação!

Se querem comemorar que comemorem! Quanto a mim trajei-me de negro, ostentando meu rosto inexpressivo e nas minhas mãos apenas o meu "#LAMENTO"!


*Da Redação | Blog Maruim em Pauta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário