11 de maio de 2018

Jeferson encaminha Lei Complementar à Câmara que tira direito dos professores de Maruim


O prefeito de Maruim, Jeferson Santana (MDB), encaminhou no dia 26 de fevereiro de 2018, uma Lei Complementar de número 004/2018 à apreciação da Câmara de Maruim, que revisa em âmbito municipal a remuneração dos servidores, amparados por dispositivos previstos na Legislação Federal, em especial a Lei 11.738 de 16 de junho de 2008, que regulamentou o Piso Salarial Profissional Nacional para o Magistério Publico Combinado com a Lei 11.494 de 20 de junho de 2007, que criou o FUNDEB - Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica, e ainda cumprindo a revisão anual em percentual pré-estabelecido pelo Ministério da Educação. 

Jeferson defende a proposta de revisão em âmbito municipal para todos os professores que compõe a Rede Municipal de Ensino, alegando que a Lei que está em vigor, compromete de forma significativa nos recursos do FUNDEB e das demais receitas oriundas a manutenção do custeio e investimento previsto para a área da Educação no município de Maruim, e afirma de forma tranquila que todo esforço possível foi feito para valorização efetiva dos Profissionais do Magistério. 

O projeto de Lei Complementar apresentado pelo mdebista, propõe tirar o benefício de 5% dos professores de Maruim, aprovado pela Câmara e sancionado pelo então prefeito Gilberto Maynart, (PSC), em 2011. 

O documento foi entregue aos parlamentares na última terça-feira, (8), e gerou polêmica na Casa das Leis. O vereador da base da oposição, Genival Pereira, (SDD), pediu ao prefeito que enviasse a planilha de custos dos professores e criticou o pedido de revogação do benefício.     

"Estamos recebendo o projeto do Piso Salarial dos Professores e vem um artigo o qual ele [o prefeito] quer revogar uma Lei, que esta Casa em 2011,  votou  favorável aos direitos dos professores. Peço que a excelentíssima presidente desta Casa [Angélica de Jesus], solicite ao Poder Executivo que envie para nós vereadores, a planilha de custo dos professores, para que a gente possa discutir baseado no realmente ele [o prefeito] quer, que ele queira revogar, natural, é um direito dele. Agora, eu acho, que a situação deve entrar em discussão, para que esta Casa tenha conhecimento do que realmente está acontecendo. Porque só alegar que não tem recurso, é fácil", rechaçou Genival. 

O projeto de Lei Complementar pode ser levado a votação no plenário da Câmara na próxima semana.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maruim, General Maynard e Rosário do Catete do Estado de Sergipe (Sindisma) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), categorias que representam servidores municipais em Maruim, não se manifestaram sobre o assunto. 


*Da Redação | Blog Maruim em Pauta 







Um comentário:

  1. Esse é mais um produto da administração do MDB.
    Estranho os sindicatos não se manifestarem até o momento.

    ResponderExcluir