29 de maio de 2018

Brasil vive um caos, mas Maruim é o Éden | Por Lohan Muller

Enquanto o país se afunda em um caos generalizado, contra os desmandos de um governo deslegitimado, devido aos abusos nos preços dos combustíveis — os reflexos em muitos setores continuam em Sergipe. Mas, parece que em Maruim (SE), a pequena cidade onde o único prefeito do Brasil, recebe salário maior que o Presidente da República golpista, virou o Jardim do Éden  o paraíso da bíblia. 


Caos na BR-101, entre Laranjeiras e Maruim | Foto: Reprodução/ TV Sergipe

Porque se já não bastassem os problemas que ultrapassam a gestão anterior, cujo o atual prefeito também administrou, atrelada a esta situação dos caminhoneiros em todo país, ainda seja possível pensar em festa. Que para ser sincero, de tradicional não tem nada, é apenas mais um fruto de manipulação da família real maruinense. 

Uma festa tão tradicional que todos os anos enfrenta problemas judiciais. Nos últimos dias, em todos os grupos o comentário era o mesmo: a incerteza desta festa desnecessária, enquanto o país segue em chamas. Uma vez que, apesar de não ter muito o que se comemorar, a festa de Emancipação Política já passou. 

Maruim vive um momento complexo, que envolve a própria identidade. A população não se sente representada, nem pelo Poder Executivo, tão pouco pelo Poder Legislativo. Como sair para festejar, se quando as luzes do palco se apagarem, a música acabar, tudo voltará ao normal, os mesmos problemas continuarão por aqui? O cidadão procura atendimento médico, mas não tem profissionais, a própria população compartilha sua indignação nas redes sociais. Enquanto as escolas vivem entregues à ruína, sem merenda, com o número de profissionais reduzidos, muito deles com salários atrasados e sob ameaças de perder direitos conquistados. O Blog Maruim em Pauta, foi porta voz desta categoria importante para sociedade, que lutou contra um Projeto de Lei  Complementar, apresentado pelo gestor municipal que recomendava a extinção de um benefício para todos os professores de Maruim. Após pressão da categoria, da sociedade e imprensa, o prefeito recuou. A Educação de Maruim viveu ainda uma disputa pelo 'trono' da Secretaria de Educação, foi um verdadeiro 'Deus Salve Maruim'. 

O sentimento de vergonha é imenso! Enquanto crianças, adolescentes e jovens convivem em um sistema educacional deficiente. 

A violência continua assolando as comunidades rurais, assaltos contínuos nas estradas que continuam sem calçamento. Muitos moradores dos povoados sofrem com a falta de transportes, sem saneamento básico, sem até água nas torneiras como vive a comunidade do Povoado Oiteiros. 

As inúmeras obras inacabadas ou abandonadas nos quatro cantos da cidade. A maior delas, no coração de Maruim, a Praça Matriz — ponto principal da sociedade maruinense. Tantas outras, que nem saíram do papel, como a construção das 95 casas na Rua São Vicente, enfim... Nossas malezas se multiplicam a cada dia, mas muitos preferem continuar cegos, vivendo em um paraíso que é um verdadeiro Jardim do Éden.  


"Entre um governo que faz o mal e o povo que o consente, há certa cumplicidade vergonhosa", Victor Hugo (1802-1885).



| Lohan Muller é Bacharel em Jornalismo. Repórter, Apresentador, Mestre de Cerimônias, que há 5 anos escreve para o Blog Maruim em Pauta informações do cotidiano, denúncias e curiosidades da cidade que tanto colaborou para o desenvolvimento de Sergipe.|



Nenhum comentário:

Postar um comentário