15 de maio de 2018

Viagens por Maruim: Os velhos bares e botecos - Parte I | Por Hefraim Andrade


“La vida dó por el raki!
No puedo yo desharlo!
De bever nunka me arti,
De tanto amarlo!”.

-Como bom judeu e pertencente a uma das melhores etnias possíveis, não poderia, de forma alguma, falar dum tema como este sem citar “La vida dó por el raki”. Esta canção é muito popular entre a comunidade judaica dos Bálcãs, uma canção que fala sobre um homem boracho/bêbado, inscrita e cantada numa língua muito antiga. E é justamente usando-a como prelúdio, que darei início a viagem desta terça-feira. Desde já, desejo-vos uma boa terça-feira e leitura.

Antigo bar do Eron | Foto: Acervo Hefraim Andrade

-Bares, furnas um açougue e vários cabarés foram os palácios dos meus mestres—Mas não eram quaisquer estabelecimentos! Na época na qual existiam, eram os locais mais frequentados pela sociedade maruinense depois dos estádios de football, na minha opinião. - Dificilmente, um bom cidadão, na ótica local, iniciaria seu dia sem tomar um trago ou uma “dose” nos tradicionais botecos que estavam espalhados pela cidade, dentre os quais, destaco o pai de todos eles, - o “Bumba”, - um conhecido alambique que fabricava cachaça, vinagre e o famoso vinho de jenipapo.

Não posso negar que cheguei a conhecer Maruim através dos seguintes locais: Das “bodegas” e do Gabinete de Leitura de Maruim. Mas, no que tange às “bodegas”, conhecia-as muito bem! Conheci bem seus donos, como os saudosos Jaime, Zé Aércio (da família dos Rêgo) e senhor . Conheci e ainda conheço os senhores Eron, Dídimo, Baixinho e Chopp. Também conheci muitos frequentadores desses locais como o finado Del, Castelinho, Boca vermelha; além de muitos outros, os quais, se elencasse aqui, formariam uma epopeia tal como Os Lusíadas ou quem sabe a Odisseia, de Homero (rsrsrsrsr).

Bar do Jaime, no Pátio da Feira | Foto: Acervo Hefraim Andrade 

Minha vida nos bares começou cedo; logo após nascer. Saibais que naquele tempo, o filho de um boêmio era querido e conhecido pelos outros boêmios. -Muitas pessoas passavam a mão sobre a minha cabeça quando viam-me. Pagavam-me refrigerantes e doces e ficavam falando o tempo todo (nunca sóbrios), vez e outra SEM COMEDIMENTO ALGUM, sobre seus conhecimentos da vida e sobre os seus valores (do jeito como concebiam-lhes, é claro!) Mas, por que eu era tão conhecido assim?! -Ai vem a explicação: Ninguém nunca ia apenas num único estabelecimento tomar cachaça, uma vez que este costume era e é ainda quase uma religião aqui, tal com fazer a peregrinação até Meka (rsrsrsrsrsrsrsrs). Porém, ser conhecido tinha lá suas vantagens e desvantagens, como: sempre ser ajudado, socorrido e defendido, bem como nunca ter privacidade para fazer absolutamente nada em solo maruinense, pois, assim que era avistado numa rua, chamavam-me pelo meu apelido (eu tinha um apelido/alcunha – meu nome de batismo nos bares. -Vez e outra ainda ouço-o nos lábios de algum sobrevivente do período) e perguntavam-me para aonde estava indo e, como sempre, não demorava muito para que minha família ficasse sabendo por onde havia passado.

Naquele tempo, através do olfato, experimentei o cheiro fortíssimo do vinagre, que vinha do Bumba, das várias cachaças artesanais, do cheiro desagradável da cerveja espalhada sobre a mesa, dos tira-gostos (queijos e presunto ou fiambre; em cubos). O cheiro da Soda Limonada ou do guaraná cuja marca também chamava-se “Guaraná”, que tomava. Das balas de leite, dos chocolates com laranja, -guloseimas que destacavam-se dentro dos antigos baleiros. Na totalidade, todos estes detalhes eram primordiais para compôr a atmosfera dum boteco da primeira metade dos anos noventa.

Por hora é só até aqui, leitores. Esta foi apenas a introdução da viagem a qual faremos aos vários bares e botecos daqui de Maruim. No decorrer das próximas viagens, contarei muito mais histórias, além de pequenas descrições sobre seus proprietários; lembranças que valem a pena serem recordadas e lidas.

Até a próxima.




| Hefraim V. Andrade nasceu em Aracaju em 1991, membro duma família oriunda da cidade de Riachuelo - SE e de origem judaico-sefardí, que mudara-se para Maruim nos anos 70. É ativista em defesa de Israel e dos Direitos Humanos Universais. Ocupa a cadeira de número dois da Academia Maruinense de Letras e Artes - AMLA. Também Faz parte do Cumbuka Coletivo Cultural, - Grupo apartidário que vem promovendo eventos socioculturas  e de incentivo à sustentabilidade no Município.  Quanto a sua vida na escrita, ela começa na sua infância e passa por sua adolescência e juventude, quando fez parte de eventos de caráter poético e estende-se até os dias atuas indo da sátira ao que se pode entender, por ele mesmo por "formal". | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário