21 de maio de 2018

Restos de caixões e ossadas se acumulam em cemitério de Maruim

Restos de caixões expostos a céu aberto | Foto: Reprodução / Blog Maruim em Pauta

O Cemitério Cruzeiro do Novo Século, no bairro Lachez em Maruim (SE), tem problemas de manutenção e limpeza, deixando túmulos abertos, ossadas e caixões a céu aberto, segundo moradores da região. Na última sexta-feira, (18), o Blog Maruim em Pauta  flagrou o descarte irregular destes caixões na porta do cemitério. No local, além do lixo funerário, havia restos de construções de sepulturas e um mau cheiro insuportável. 

"Esse lixo está ao lado da casa de uma senhora. Tem dias que ela não consegue ficar na rua, na frente da casa, é um cheiro insuportável. É um absurdo! Estou indignada! Essa situação traz risco à saúde pública", disse uma moradora ao Blog Maruim em Pauta

Lixo se acumula perto de residências no bairro Lachez | Foto: Reprodução / Blog Maruim em Pauta


#SalvemosNossoCemitério

Há anos o cemitério é alvo de reclamações dos maruinenses, com relação ao lixo e à conservação. O descaso da Prefeitura de Maruim com o local, deu-se inicio a uma campanha com hashtag #SalvemosNossoCemitério, com intuito de preservar os túmulos centenários do Cruzeiro do Novo Século. 

"Desde o ano de 2010, venho preocupando-me com a causa do Cemitério. Há algum tempo, venho catalogando alguns túmulos e lápides e passei a perceber que, às vezes, alguns túmulos estavam sendo depredados e outros literalmente desapareciam. Há inúmeros problemas ali, como: invasões a túmulos por animais, segundo informou um dos coveiros, superlotação e grandes risco à saúde pública. Daí pensei bem: Existe meio melhor de forçar o poder público a fazer aquilo que é pago para fazer do que expor suas falibilidades a um grande público nas redes sociais? - Mas é óbvio que não! O cemitério de Maruim é muito importante historicamente. Abriga inúmeras personalidades que são peças-chave para a construção da nossa história", afirma o escritor Hefraim Andrade, organizador da campanha. 

Lápide quebrada e cova abandonada | Foto: Reprodução / Blog Maruim em Pauta

Através desta iniciativa, a campanha #SalvemosNossoCemitério atravessou as divisas territoriais, chegando a uma família dos Estados Unidos que procurava o túmulo de um importante comerciante italiano que morreu em Maruim, em 1899. 

"Em meus constantes passeios por lá, havia encontrado o túmulo de João Firpo, um importante comerciante italiano que morreu em Maruim, em 1899. - Fiquei demasiadamente impressionado com aquilo que vi e resolvi estudá-lo e preservá-lo, para que os maruinenses do futuro pudessem ter conhecimento disto. Entretanto, não sabia eu que um tetraneto seu, a saber, Aroldo Firpo, que mora nos Estados Unidos, estava a pesquisar a história do seu ancestral bem como de sua família. Comentei, então, com a professora e pesquisadora da UNIT, Maria Lúcia Marques Cruz e Silva, que havia descoberto este túmulo peculiar. A professora então procurou ter contato com aquele familiar, nos EUA, que sem que esperasse, enviou-me uma mensagem do país, avisando que viria ao Brasil em abril", conta Hefraim. 

"Nem sei descrever a minha reação naquele momento! Fora indizível! Ao chegar aqui, em companhia de sua advogada, fomos ao Gabinete de Leitura de Maruim, onde expôs-nos alguns documentos e sua árvore Genealógica, a qual possuía nomes até do século XVIII. Após isto, seguimos para o Cemitério local, onde foi firmado o acordo que muito alegrou-me. - O senhor Aroldo havia anunciado-nos que financiaria toda a reconstrução do túmulo. Em breve ele estará em boas condições para ser visto naquele museu a céu aberto!", comemora o escritor. 

Acompanhe a fan page do movimento em luta da preservação do cemitério de Maruim no Facebook.

Aroldo Firpo em visita ao túmulo do tetravó João Firpo, acompanhado do escritor Hefraim Andrade, da historiadora Lúcia Marques e do jornalista Lohan Muller | Foto: Arquivo Pessoal

Ampliação 

Em 2015, o prefeito de Maruim, Jeferson Santana (MDB), anunciou que o Cemitério Cruzeiro do Novo Século seria ampliado em uma área que compreendia 3 mil m² do entorno localizado no bairro Lachez. Na época, o medbista disse que há mais de vinte anos os gestores buscam solução para o fim da superlotação no Cemitério de Maruim. Jeferson garantiu que, após a viabilização do processo de avaliação do terreno, a proposta seria enviada à Câmara para a adoção das medidas legais. Afirmando, que, a ampliação do cemitério seria a maior obra já realizada por sua gestão. 

Com a previsão de ser iniciada no primeiro semestre de 2016, após os trâmites burocráticos, a obra nunca saiu do papel. 


Lixo funerário atrai bichos e mau cheiro para residências | Foto: Reprodução / Blog Maruim em Pauta

Resto de construção de sepulturas se misturam com lixo comum | Foto: Reprodução / Blog Maruim em Pauta


Muro baixo facilita violação dos túmulos |Foto: Acervo Hefraim Andrade 

Cruzes retiradas de outros túmulos são abandonadas | Foto: Acervo Hefraim Andrade 


Por Lohan Muller | Blog Maruim em Pauta 



Um comentário:

  1. Dr.Arodo ...amei conhecer a historia sua família...
    Parabéns...

    Marta Maria Pinheiro De Melo...(white Martins, )

    ResponderExcluir