28 de setembro de 2018

Vereador cria Projeto de Lei para acabar com nepotismo em Maruim


A cultura de transformar o serviço público em um cabide de empregos para familiares de agentes públicos está com os dias contados em Maruim (SE), desde que a Câmara de Vereadores aprove Projeto de Lei, (PL), que proíbe o nepotismo, protocolado nesta semana pelo vereador Sergio Vieira, (PDT). O PL impede a contratação de parentes de políticos pela Prefeitura e Câmara de Maruim, além de prevê a exoneração de familiares que já estão nomeados e alguns cargos comissionados do Poder Executivo.

No documento, o parlamentar justifica que o objetivo é impedir o chamado nepotismo cruzado e garantir a Súmula Vinculante Nº 13 do Superior Tribunal Federal, (STF), que tem força de Lei e já trata sobre o nepotismo.

"Queremos impedir que detentores de mandatos letivos levem vantagens em relação ao cargo indicando parentes. Portanto, a nomeação de parentes de prefeitos e de vereadores é configurado como um ato de nepotismo na administração", ressalta o vereador. 

Pelo projeto, fica vetado a contratação de parentes de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais detentores de mandato eletivo, secretários municipais ou titulares de cargos que lhe sejam equiparados de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral até o terceiro grau ocupando cargos em comissão em órgãos públicos de Maruim. 

Leia também: 




Por Lohan Muller, jornalista DRT 2391/SE












Nenhum comentário:

Postar um comentário