26 de setembro de 2018

Após dois embargos, obra da Praça Barão de Maruim é retomada

Após exatos três meses depois de ser embargada, a obra da Praça Barão de Maruim, no Centro da cidade, foi retomada, ainda que de forma discreta. Nesta quarta-feira, (26), o Blog Maruim em Pauta, flagrou operários carregando tijolos para dentro da construção, que havia sido interditada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, (Iphan). 

A construção vem sendo feita desde 2016 e passou por duas paralisações decretadas pelo Iphan. O processo foi movido devido supostas irregularidades e infrações contra o bem tomado, além de problemas na estrutura e nos materiais utilizados no projeto avaliado em meio milhão de reais. A Prefeitura de Maruim, teve que reavaliar as condições técnicas de arquitetura e engenharia para adequar a obra às normas legais.

Remoção de canteiros 

Após a polêmica da construção de canteiros na calçada da Igreja Matriz do Senhor dos Passos, tombada como Patrimônio Nacional da Humanidade — que desencadeou na visita de representantes do Iphan — após denúncia da população contra as atitudes da gestão municipal ao ferir o único bem tombado em Maruim, o Blog Maruim em Pauta, apurou que a Paróquia Senhor dos Passos vai mandar remover os canteiros da calçada do Templo Sagrado, por recomendações do Instituto. 

A permanência dos canteiros com a espécie de muda plantada (palmeira-imperial), danificaria a calçada e contraporia com a beleza do bem tomado. 

Escavações arqueológicas 

Uma equipe técnica do Iphan iniciou na última sexta-feira, (21), escavações para buscar vestígios materiais de culturas e modos de vida diferentes na área da Praça Barão de Maruim. Nesta primeira fase, os arqueólogos identificaram quatro tipos de solo, o que indica que a área foi aterrada, além de uma grande quantidade de água.   

A Igreja Matriz do Senhor dos Passos e seu entorno foram reconhecidos como Patrimônio Nacional da Humanidade, em 2014. 


Por Lohan Muller, jornalista DRT 2391/SE 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário