4 de setembro de 2018

Departamento de Ciência da Informação da UFS emite nota de pesar após incêndio no Museu Nacional

O Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Sergipe, (UFS), emitiu na última segunda-feira, (3), uma nota pública de pesar após o incêndio que aconteceu no domingo, (2), no Museu Nacional localizado na Quinta da Boa vista, no Rio. Uma perda histórica incalculável para o museu que comemorava os seus 200 anos. Obras, documentos e incontáveis peças de valor arqueológico, antropológico, botânico, zoológico e cultural foram consumidas pelas chamas. Uma calamidade para a ciência brasileira e uma perda irreparável para a Memória Nacional, já inteiramente abalada por drástica redução de investimentos.



Leia a nota na íntegra: 

"É com imensa consternação e pesar que o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe recebe a notícia da destruição de mais de 20 milhões de itens de caráter informacional, científico e cultural, componentes do acervo do Museu Nacional.

Esta tragédia de dimensões mundiais, que fere diretamente a identidade de cada brasileiro, não foi um mero o acidente, mas um dos efeitos do descaso das autoridades constituídas com a coisa pública e com a preservação da nossa memória.

Denunciamos que inúmeras outras Unidades de Informação no país e, particularmente, em nosso Estado correm o mesmo risco, visto que se encontram em situação de precariedade em suas estruturas de manutenção, segurança e preservação.

Recomendamos fortemente às autoridades constituídas que assumam suas responsabilidades com a nossa cultura, memória e identidade, o que não é apenas uma questão orçamentária, mas de vontade política, além de formação de equipes com capacidade técnica e gestora.

Nós, enquanto, docentes e pesquisadores da Ciência da Informação, cumprindo o nosso papel de formadores de profissionais da informação, alertamos a população que eventos semelhantes a este poderão vir a se repetir em breve, devido à precariedade de nossas bibliotecas, museus, arquivos públicos e centros culturais que se encontram em risco iminente", finaliza a nota. 

São Cristóvão, 03 de setembro de 2018.

Docentes e Pesquisadores do Departamento de Ciência da Informação
Prof. Dr. Sérgio Luiz Elias de Araújo
Coordenador do departamento de Ciência da Informação
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Universidade Federal de Sergipe 


Da Redação | Blog Maruim em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário