9 de julho de 2018

Sergipe reduz o índice de analfabetismo entre os jovens acima de 15 anos

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed) implementa ações e busca as estratégias para promover melhorias na qualidade do ensino público. Comprovando esta realidade, comparando-se 2016 com 2017, houve uma redução do índice de analfabetismo entre os jovens na faixa etária acima de 15 anos. O estudo considera como alfabetizada a pessoa incapaz de ler e escrever um bilhete simples.


De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), em 2017, a taxa de analfabetismo dos jovens de 15 anos ou mais no Estado ficou estimada em 14,5%, na qual o índice era de 14,7%, em 2016, ou seja, um percentual de alfabetizados de 0,2%. No Nordeste, o analfabetismo corresponde a 14,8% da população acima dos 15 anos, portanto, Sergipe está abaixo da taxa da região.

O secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, reconhece que essa redução é consequência do trabalho realizado com o propósito de qualificar os processos de ensino e aprendizagem. “É inegável que outro ponto importante para essa mudança de realidade se deve à democratização do acesso à matrícula, a campanha de acesso às escolas, além disso, a formação continuada dos educadores, realização de planejamento pedagógico e o reordenamento de ações e recursos”, ressalta.  

Segunda maior taxa de escolarização

A pesquisa comprovou que, em Sergipe, a taxa de escolarização de 15 a 17 anos, em 2017, foi de 88,6%, o que corresponde a 115 mil pessoas. Já no ano anterior, o indicador foi de 86,3%, ou seja, 109 mil pessoas.

Conforme o estudo divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), no que se refere ao índice de analfabetismo, a tendência é de queda no indicador, tanto no âmbito nacional, quanto regional. Ainda de acordo com a pesquisa, Sergipe teve um desempenho significativo, em 2017, superior às médias nacional de 87,2% e nordestina de 86,1%. O Estado, também, é o segundo melhor no ranking do Nordeste, perdendo apenas para o Piauí, com 91,4%.

Ações da Seed

A rede estadual de educação é composta por 355 escolas, contando com 9.454 professores e 155.251 alunos, segundo o Sistema da Matrícula da rede estadual de educação. 

A diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia  Lima da Rocha Muricy Souza,  afirma que a  meta do governo estadual é reduzir o número de analfabetos em Sergipe. Dessa maneira, um dos compromissos do Plano Estratégico 2015-2018 (PES), da Seed, é buscar, por meio do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja/DED), executar ações que possam promover avanços no cenário educacional sergipano.

Fonte: SEED

Nenhum comentário:

Postar um comentário