26 de julho de 2018

CumbuKa emite nota repudiando à descaracterização da Praça Barão de Maruim

As manifestações da sociedade e dos movimentos culturais de Maruim (SE) continuam ganhando força, após a polêmica envolvendo a construção de dois canteiros na calçada da Igreja Matriz do Senhor dos Passos, semana passada. A igreja e seu entorno foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, (Iphan), em 2014.

Nesta quinta-feira, (26), o Cumbuka Coletivo Cultural emitiu uma nota repudiando à descaracterização da Praça Barão de Maruim. 


Confira na íntegra: 

NOTA OFICIAL

O Cumbuka Coletivo Cultural, entidade promovedora de atividades e eventos socioculturais, de incentivo a Sustentabilidade; apartidária, sensibiliza-se e lamenta a presente situação da Praça Barão de Maruim (SE), que está TOTALMENTE DESCARACTERIZADA, e alegrasse em ter contribuído para a vinda de representantes habilitados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ontem (25), que vistoriaram, além dos mais novos canteiros circulares, que estão bem a frente da Paróquia Senhor dos Passos, onde foram plantadas duas espécies de palmeiras, assunto que gerou polêmica entre a população, as obras em seu contorno.

Nós que fazemos o Cumbuka, acreditamos que a visita do órgão foi muito promissora e esperamos que as leis cabíveis e as observações dadas hoje, sejam, uma a uma, cumpridas, para que sejam respeitados o patrimônio histórico, os cidadãos e membros da comunidade católica local, os quais mostraram-se indignados e descontentes com o “susto” que levaram, por assim dizer. Desde já, agradecemos ao Blog Maruim em Pauta, na pessoa do jornalista Lohan Muller, nosso parceiro, que somou-se a causa e que deu-lhe visibilidade e a cada um que direta e indiretamente nos ajudou.

-O NOSSO OLHO ESTÁ ABERTO! NÓS ESTAMOS VENDO VOCÊS! 

Embargo 

Na última quarta-feira, (25), representantes do Iphan estiveram em Maruim e vistoriaram a obra da Praça Barão de Maruim, após denúncia da comunidade católica e entidades culturais. O Blog Maruim em Pauta apurou que a obra, executada pela Prefeitura de Maruim, não tinha aval do Iphan para ser iniciada. De acordo com as fontes ouvidas pelo blog, os canteiros construídos na calçada da Igreja Matriz não foram acompanhado por técnicos do Iphan, assim como a substituição dos postes elétricos em seu entorno. 

Com indícios fortes de infração, a obra poderá ser embargada novamente. 

O Blog Maruim em Pauta aguarda o resultado do laudo técnico que será divulgado pelo Iphan nos próximos dias. 


*Da Redação | Blog Maruim em Pauta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário