30 de julho de 2018

Funcionária pública de Maruim sofre ataque racista em rede social

Um ataque racista contra uma funcionária pública que trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Maruim por meio de uma rede social, revoltou a família que pediu para não ser identificada em denúncia ao Blog Maruim em Pauta. Segundo o filho da vítima, o constrangimento que a mãe sofreu veio de uma mulher branca, que também trabalha no Setor de Educação. 

"Minha mãe é a única negra que praticamente coordena o setor e trabalha diretamente com a agressora. Todos que trabalham ali, sabem que [a publicação] foi com ela. Não queria me manifestar, mas a agressora não se conteve e postou outras coisas. As palavras dela não podem ficar em pune, por isso já publiquei [uma nota de repúdio] em algumas redes sociais. Temos que dar evidência, para que sirva de lição e outros casos desse não aconteçam", disse ele ao Blog Maruim em Pauta.  

Ao afirmar que, a mãe não é de estender bandeira partidária e, sim de lutar pelo o que é certo, como sempre o ensinou.  "Ela  [a agressora] só quer ganhar o salário sem muitos esforços, sem comprometimento de seu trabalho. Quem trabalha lá naquele setor, realmente sabe das coisas horríveis que essa Sra, faz e fala. Mesmo, assim, não justifica o que ela vem publicando contra minha mãe", pontou. 


Print do ataque racista contra funcionária pública em Maruim (Foto: Reprodução)

Leia a Nota de Repúdio: 

"Não nos calemos diante do racismo. Enfrentamos quase 4 séculos de escravidão, quando os portugueses trouxeram à força os nossos antepassados da África para construir a riqueza dos brancos no Brasil e ainda temos que enfrentar uma sociedade estruturalmente racista, que se reproduz na fala das pessoas como se fosse natural, nas "piadas" e nas desavenças. 

O Brasil desde os anos 1930 vende uma imagem de país da democracia racial, mas a nossa realidade é essa mesmo, racista como essa mulher racista expressou. 

Foda-se o racismo! 
Fodam-se os racistas! 

Os crimes da lei 7.716/89  tem penas que ultrapassam a menor potencialidade lesiva, basicamente as menores penas é de 1 a 3 anos e multa e o de injuria racial, também é de 1 a 3 anos e multa. Na maioria destes casos são crimes que se devem autorizar uma representação para o Ministério Público poder investigar junto com o delegado e denunciar nos crimes de ação penal pública, que há penas acima de dois anos é competência do MP de promover a ação Penal.", finaliza a nota.  

O Blog Maruim em Pauta está à disposição através do maruimempauta@gmail.com, caso a Secretaria Municipal de Educação de Maruim, queria se manifestar sobre o assunto. 


*Da Redação | Blog Maruim em Pauta






Nenhum comentário:

Postar um comentário