8 de março de 2018

Quadra esportiva permanece abandonada no bairro São José



O  árbitro apita e começa o jogo da falta de vergonha da Prefeitura de Maruim no abandono da obra da Quadra Esportiva do bairro São José, na periferia da cidade de Maruim (SE). A obra ficou só na promessa e passados mais de cinco anos, a área que incluía quadra de esportes moderna, com cobertura, banheiros e arquibancadas, hoje se transformou em um ambiente insalubre que pode trazer graves consequências à população. 

"Roubaram as portas dos banheiros e, como a quadra é aberta, outras pessoas estão defecando em todos os cantos. Mas, existem outras que estão na escola São José. Eles deveriam usá-las pra garantir a higiene e a segurança do espaço. Tem muito lixo por todo lado. Está uma destruição! As crianças/jovens jogam futebol e inalam esse mau cheiro e isso faz mal a saúde", relata a moradora Juliana Karolaine. 


Várias vezes o Blog Maruim em Pauta abordou o problema que ultrapassa gestões municipais. De lá pra cá, houveram impasses entre a Prefeitura de Maruim e a empresa que executava a obra na época. A terceirizada removeu os alambrados da quadra alegando falta de pagamento, mas tempos depois voltou atrás e devolveu o material da obra. 

O retorno dos alambrados não foi visto com bons olhos por alguns jovens que frequenta a quadra esportiva do São José diariamente. Segundo eles, a empresa não executou o serviço corretamente. A estrutura de ferro está solta e muitos já se acidentaram. 

"Sinceramente isso aqui [o alambrado] está sendo inútil. Quando eu estava jogando, o que tinha de gente caindo aqui... Como é que faz um quadra, sem iluminação, sem traves? Se hoje temos uma trave, foi porque improvisamos com pedaços de madeira. Parece até que a gente está cuidado da quadra, fizemos até as linhas de marcação para jogar sadiamente", conta o atleta Mateus San Fox. 


O Blog Maruim em Pauta constatou que o perigo também está nas arquibancadas. Muitas apresentam rachaduras e a sensação que o concreto pode ceder a qualquer momento. A cobertura metálica da área de lazer, apesar de nova, já apresenta problemas. É possível ver buracos e ferrugens na base que sustenta o teto da quadra esportiva. 


Na pequena área externa, lixo, abandono e insegurança. Quando a noite cai, o espaço vira reduto de usuários de drogas. Nem o Guarda Municipal, destinado a zelar pelo espaço público cumpre a carga horária. 

A obra da Quadra Esportiva do bairro São José está orçada em mais de meio milhão de reais e tinha previsão de ser inaugurada em 2013.






Da Redação | Blog Maruim em Pauta 
Fotos: Blog Maruim em Pauta 








Nenhum comentário:

Postar um comentário