18 de dezembro de 2017

I Café Literário movimenta Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes

Cultura, poesia e arte marcaram a noite da sexta-feira (15), quando foi realizado o I Café Literário do Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes, situado em Maruim, com o tema Literatura, Música e Realidade: Resgatando Valores. 



O trabalho fez parte das culminâncias dos projetos de intervenção pedagógica, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), sob a coordenação do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), do Departamento de Educação (DED).

"A realização dos projetos pedagógicos em EJA é uma forma de dinamizar o ensino e motivar os alunos, para sua permanência na escola e formação da cidadania", afirma Aldjane Moura Costa, chefe do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA.)

O projeto foi idealizado pelo professor de Língua Portuguesa, Josuel, e contou com o apoio da equipe gestora, professores, alunos e funcionários, além de parceria da Prefeitura Municipal de Maruim e da Secretaria de Cultura de Maruim."

O objetivo foi promover um encontro de alunos, dividindo o mesmo espaço para mostrar diversas formas da nossa literatura. É uma tentativa de repassar os conhecimentos culturais das gerações passadas, fazendo uma ponte com a realidade das gerações presentes e também uma forma dos nossos alunos mostrarem seus talentos", disse a coordenadora pedagógica, Elaine Cristina

A Filarmônica de Maruim abriu os trabalhos da noite executando o Hino Nacional e prosseguiu com os clássicos da música brasileira e internacional.

As turmas do EJAEM e Ensino Médio trabalharam os clássicos da Literatura Brasileira, numa abordagem lúdica e dinâmica, a exemplo de: Gregório de Matos, Joaquim Manuel de Macedo, Machado de Assis, Gonçalves Dias e José de Alencar. Foram exibidos ainda vídeos produzidos pelos alunos e professores com encenações contextualizadas, bem como cartazes e banners. 

O escritor e professor maruinense, Luiz Eduardo Bittencourt da Silva, expôs suas obras (A menina Bela, Maruim mais Bela, Gritos de Liberdade), enriquecendo assim a proposta literária e cultural da escola. A banda de música formada pelos próprios estudantes do turno noturno encerrou a noite com exibindo talento e arte.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário