1 de dezembro de 2017

Dezembro Vermelho amplia ações de conscientização ao HIV em Sergipe

O Dia Mundial da Luta contra a Aids é celebrado nesta sexta-feira, 1, com o objetivo de alertar e conscientizar sobre a doença. No início de novembro, o presidente da República, Michel Temer, sancionou a Lei 13.504/2017, que institui a Campanha Nacional de Prevenção à Aids e Demais Infecções Sexualmente Transmissíveis, o Dezembro Vermelho. Durante todo o mês a Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá realizar diversas ações de prevenção à doença, para sensibilizar a população sobre a importância do uso do preservativo nas relações sexuais. 



No primeiro dia de realização do Dezembro Vermelho, a SES ofertou cerca de 200 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C para a população, através da Unidade Móvel do Programa IST/Aids na Praça General Valadão, em Aracaju. Outras atividades serão realizadas durante todo o mês, entre elas, palestras em praças, escolas, empresas, ações educativas, e a oferta dos testes rápidos com a Unidade Móvel do Programa IST/Aids.

Segundo dados do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), 18 crianças contraem o vírus da Aids a cada hora no mundo. A previsão é  de que em 2030 existirão 3,5 milhões de novos casos. De acordo com a Secretária de Saúde do Estado, de 1987 até este ano foram notificados 6.073 casos de HIV/Aids em Sergipe, sendo 4.011 homens e 2.0126 mulheres. Além disso, apenas 50% da população sergipana usa caminha durante as relações ocasionais. A cidade com maior prevalência da doença no estado é Aracaju com 44,91%, seguida por Nossa Senhora do Socorro com 9,48% e por Itabaiana com 4, 56%.

Fonte: SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário