27 de outubro de 2018

Saiba como consultar seu local de votação para o segundo turno

Todo eleitor está cadastrado para votar em uma seção eleitoral específica. Por isso, é fundamental saber o número da sua zona eleitoral e o seu local de votação. Para tanto, a Justiça Eleitoral disponibiliza uma série de opções que permitem ao eleitor saber em qual seção deverá comparecer para exercer seu direito de voto.


Site do TSE

No site do TSE, basta clicar na aba superior, no menu “Eleitor e eleições” e depois selecionar “Serviços ao eleitor”. Na lista, clique em “Título de Eleitor” e, em seguida, faça a consulta pelo “nome do eleitor” ou “número do título eleitoral”. No primeiro caso, é necessário informar nome completo, data de nascimento e nome da mãe. No segundo, é necessário ter em mãos o número do título e a data de nascimento. Os sites dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais também destinam um espaço para consulta dessas informações.

Ao fazer a consulta, o eleitor obterá o número de sua inscrição eleitoral, zona eleitoral e local de votação, com endereço completo.

Redes Sociais

Os usuários do Facebook e Twitter também podem verificar onde votar nas páginas oficiais do TSE nas respectivas redes sociais: facebook.com/TSEJus e twitter.com/tsejusbr.

Basta o eleitor enviar uma mensagem e começar a interagir com o assistente virtual, conhecido Bot. Ele dará as boas-vindas e perguntará qual o tipo de ajuda o usuário precisa. Depois, o eleitor poderá escolher o que deseja saber e seguir o passo a passo para obter a resposta. Por meio dessa consulta, é possível obter todas as informações sobre a seção e o local de votação.

e-Título

O aplicativo e-Título, uma versão digital do título de eleitor, também informa o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O e-Título também serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o recadastramento biométrico. Isso porque a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto.

O eleitor que ainda não tenha feito o recadastramento biométrico também pode baixar o e-Título para saber onde votar, mas deverá apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.

Disque-Eleitor

A consulta sobre o local de votação também pode ser feita no serviço Disque-Eleitor dos TREs. O portal do TSE reúne os contatos do tribunais reginais

Por fim, o eleitor também pode ir ao cartório eleitoral mais próximo ou ao TRE de seu estado e consultar as informações pessoalmente.

Fonte: TSE

Polícia Federal realiza operação para impedir violência contra eleitores em Sergipe


A Polícia Federal (PF) realizou nesta sexta-feira (26) a ‘Operação Bravata’ com o objetivo de impedir a prática de violência contra eleitores. Não há a informação de presos.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Sergipe expedidos pela 2ª Vara Federal em Sergipe, sendo três em Aracaju, um em Itabaiana e outro em Lagarto.

Segundo a PF, as investigações apontaram que os suspeitos incitavam e planejavam, por meio de grupo em aplicativo de troca de mensagens, a prática de atos violentos contra eleitores de determinado candidato, caso este vencesse as eleições do próximo domingo (28).

Durante a operação foram apreendidos celulares, notebooks e mídias de armazenamento digital.


*Com informações do G1, Sergipe

Eleições 2018: saiba o horário de votação no segundo turno


O segundo turno das eleições 2018 será realizado neste domingo, dia 28 de outubro. Os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre as 8h e as 17h (horário local).

Aqueles que estiverem na fila das seções eleitorais após às 17h ainda poderão votar.

Caso perca o prazo e não consiga votar, o eleitor terá até 60 dias para justificar o voto em qualquer cartório eleitoral.

Mesmo os que não votaram no primeiro turno, poderão votar normalmente neste segundo turno. Cada turno é visto como uma nova eleição.

O que precisa levar para votar

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteiras de identidade, de trabalho, nacional de habilitação, certificado de reservista, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou passaporte.

Certidão de nascimento e de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Eleitores que fizeram o cadastramento biométrico podem apresentar somente o e-Título, por substituir o documento oficial com foto. O aplicativo de celular da Justiça Eleitoral pode ser baixado gratuitamente e está disponível para IOS e Android.

Fonte: Agência Brasil 

O que pode e o que não pode no dia da eleição

Os eleitores irão às urnas neste domingo (28) em todo o país para escolher o futuro presidente. Pela Lei Eleitoral, os eleitores precisam respeitar algumas regras nos locais e no dia da votação.


Uso de bandeiras e camisetas do candidato

O eleitor pode demonstrar a preferência por um candidato, desde que seja de maneira individual e silenciosa. São permitidas bandeiras sem mastro, broches ou adesivos no local de votação. Uso de camisetas foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitor poderá usar a camiseta com nome de seu candidato preferido, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele. A camiseta não pode ser distribuída pelo candidato.

Cola eleitoral

O eleitor pode levar, em papel, os números dos candidatos anotados. A cola eleitoral (imprima aqui) é permitida e recomendada pela Justiça Eleitoral. Em 13 estados e no Distrito Federal, além de presidente, os eleitores vão escolher governadores. Em 19 municípios, os eleitores vão votar para governador, presidente e prefeito. Não é permitida a "cola" em celular na hora de votar.

Uso de celular e tirar selfie

Na cabine de votação, celulares, máquina fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo eletrônico não são permitidos. Os equipamentos podem corromper o sigilo do voto, ou seja, não pode tirar selfie na hora da votação ou tirar foto do voto. O eleitor que baixou o e-Título vai apresentá-lo ao mesário e depositará o celular em uma mesa enquanto estiver na cabine de votação. Ao final, o aparelho será devolvido pelo mesário.

Acompanhante

O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança na hora de votar, mesmo que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.

Alto-falante e carreatas

Uso de alto-falantes, caixas de som, comícios e carreatas são proibidos.

Boca de urna

Tentar convencer um eleitor a votar ou não em um candidato é proibido. A propaganda de boca de urna também não é permitida. São consideradas boca de urna, por exemplo, a distribuição de panfletos e santinhos de candidatos, a aglomeração de pessoas usando roupas uniformizadas ou manifestações nas proximidades das zonas eleitorais.

Bebida alcoólica

A legislação eleitoral proíbe a venda de bebida alcoólica das 6h até as 18h no dia da eleição. No entanto, cabe a juízes e às Secretarias de Segurança Pública de cada unidade da Federação decidirem sobre a proibição da venda e do consumo nos estados ou até em cidades.

Fonte: Agência Brasil 

Confira qual é a ordem de votação na urna eletrônica no 2º turno

Neste domingo (28), os eleitores voltam às urnas. Além da escolha do presidente da República, que ocorrerá em todo o país, em 13 estados e no Distrito Federal, haverá também eleição para governador. E em 19 municípios serão escolhidos ainda prefeitos.


Com isso, a ordem de votação na urna eletrônica mudará dependendo do local onde o eleitor estiver.

Governador 

Nos estados com segundo turno para governo estadual, o eleitor votará primeiro para governador e depois para presidente. Nos dois cargos, deverão ser digitados dois números.

Os estados com segundo turno são: Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Roraima, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Prefeito

Em 19 municípios, além de escolher o presidente da República, os eleitores votarão também para prefeito.

Do total, em 11 cidades, o eleitor vai votar para governador, presidente e prefeito, nesta ordem. Para cada cargo, o eleitor deverá digitar dois números.

As cidades são as seguintes: Alpestre (RS), Vidal Ramos (SC), Aperibé (RJ), Laje do Muriaé (RJ), Mangaratiba (RJ), Araras (SP), Rincão (SP), Monte Azul Paulista (SP), Mongaguá (SP), Anamã (AM) e Novo Airão (AM).

Nos oito municípios restantes, os eleitores escolherão o presidente da República e o prefeito: Planalto da Serra (MT), Croatá (CE), Turvelândia (GO), Planaltina (GO), Davinópolis (GO), Divinópolis de Goiás (GO), Serranópolis (GO) e Bacabal (MA).

Nelas, o eleitor vota, primeiro, para presidente e, em seguida, para prefeito. Dois números deverão ser digitados para cada vez.

Após digitar o número do candidato, confira se a foto é do escolhido e aperte a tecla “Confirma”.

Se errar, o eleitor pode apertar a tecla “Corrige” e digitar o número novamente.

Cola eleitoral

Para facilitar e dar agilidade à votação, o eleitor pode levar para a cabine de votação a cola eleitoral, em papel, com os números dos seus candidatos. Celulares não são pemitidos na cabine de votação.

Voto nulo e em branco

Caso o eleitor faça a opção de anular o voto, deve votar em um número inexistente - que não seja de nenhum candidato ou partido - e confirmar.

Para votos em branco, há uma tecla específica na urna eletrônica. 

Os votos nulo e em branco não são considerados válidos, ou seja não entram na contagem para escolha de um candidato, são usados apenas para estatísticas. 


Fonte: Agência Brasil 

26 de outubro de 2018

Ex-servidores da Prefeitura de Maruim cobram salários de 2016 e 2017

Ex-servidores da Prefeitura de Maruim, procuraram o Blog Maruim em Pauta nesta sexta-feira (26) para denunciar que os últimos salários dos anos de 2016 e 2017 não foram quitado pelo prefeito Jeferson Santana, (MDB). 


De acordo com um ex-servidor que exercia o cargo de professor, ele procurou o setor de finanças da Prefeitura, entretanto, nenhuma previsão de pagamento foi apresentada.

"Eles nunca sabem informar nada. À TV Sergipe eles disseram que todos os débitos seriam pagos em agosto deste ano, mas até agora nada. Eu trabalhei em 2016 e quero o meu dinheiro, nem que eu recorra à Justiça", disse acrescentando que há outras pessoas na mesma situação.

Servidores que prestaram serviços à Secretaria Municipal de Saúde também foram afetados com os atrasos que já ultrapassam gestões. 

"O setor da saúde é o que menos atrasa por ter um verba federal, eu não sei quais critérios a atual administração está usando para enganar tanto os servidores. Trabalhei em 2017, e até agora meus últimos três meses não foram pagos. A prefeitura alega crise, mas sabemos que dinheiro para patrocinar festas aparecem a rodo como esta última do bairro São José, pontuou uma servidora.


Da Redação | Blog Maruim em Pauta 
Foto: Reprodução 


Doutor critica forma de pagamento do time vencedor do Campeonato Maruinense de Futebol

O vereador, José de Araújo, o Doutor, (PSDB), em uso da tribuna na Casa das Leis, na última quinta-feira, (25), teceu críticas sobre a forma de pagamento ao São Cateano, time vencedor da terceira edição do Campeonato Maruinense de Futebol, realizado no dia 30 de setembro, no Estádio Municipal Gonçalo Prado, no Centro da cidade. Na semana passada, os atletas denunciaram a falta de pagamento nas redes sociais, o que gerou impasse entre os membros do time e a Prefeitura de Maruim.



"O prêmio do campeonato já foi pago. Sabem de qual maneira? Doação. Maruim não precisa pagar em doação a nenhum time. Porque tem a Secretaria de Esporte e Lazer, que recebe recursos federais. Agora chamar o presidente, treinador, jogador do time, para assinar um termo de doação?! O prêmio tem que ser pago ao vivo, assim que terminar o campeonato. Eu espero que no próximo campeonato, o prêmio seja pago no campo", disse o vereador.

O parlamentar foi interrompido pela presidente da Câmara, Maria Angélica de Jesus, (PSD), que o relembrou, que a forma de pagamento segue as exigências do Tribunal de Contas do Estado, (TCE). 

"Hoje para pagar um campeonato só existem duas formas: cheque ou depósito em conta de pessoa física. A exigência é feita pelo TCE. Como pagar o prêmio, sem saber quem será o vencedor do campeonato? Ninguém sabe quem vai ganhar o último jogo, como vai liberar um deposito em conta ou dar um cheque em mãos?", indagou a presidente. 

Da tribuna, Doutor se irritou com o pronunciamento de Angélica, por achar que que ela estava defendendo o prefeito Jeferson Santana, (MDB). 

"Eu entendo presidente, mas a senhora não venha tapar o buraco da peneira. Não venha defender o prefeito, pelo amor de Deus! O prêmio do campeonato, tem que ser pago quando se encerra o campeonato ou continua existindo em Maruim a 'doação falsificada' que eu, em outra ocasião, já denunciei nesta Casa?", recordou o parlamentar, ao completar que o prefeito não gosta de pagar.  

Angelica disse que não estava defendendo o prefeito, que tanto como o vereador, se preocupou com a demora do pagamento dos atletas e procurou saber o motivo dos transtornos. A informação passada para ela, foi que não tinha um representante certo do time vencedor, para que o pagamento fosse efetuado. 


Da Redação | Blog Maruim em Pauta
Foto: Reprodução | CM

















Conta de luz terá bandeira tarifária amarela em novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (26) que a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em novembro será amarela. Assim, haverá uma redução na cobrança em relação aos cinco meses anteriores, quando a bandeira foi vermelha.


A bandeira amarela tem custo de R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Já a bandeira vermelha, que vigorava desde junho, prevê cobrança de R$ 5 a cada 100 kWh.

A justificativa para a redução na cobrança está no início do período de chuvas. Segundo a Aneel, apesar de os reservatórios ainda estarem com níveis reduzidos, a agência acredita que com o início da estação chuvosa haja elevação gradual no nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas.

Sistema

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3 a cada 100 kWh; no 2, de R$ 5.

Dicas de economia

Para evitar aumento significativo nas contas, a Aneel faz algumas recomendações aos consumidores, entre as quais de banhos mais rápidos para quem usa chuveiro elétrico, e optar por temperatura morna ou fria.

A agência sugere também a diminuição no uso do ar-condicionado e que, quando o aparelho for usado, não se deixem portas e janelas abertas. Além disso, é preciso manter limpo o filtro do aparelho. Outra sugestão é que o consumidor fique atento ao tempo em que a porta da geladeira fica aberta e que nunca se coloquem alimentos quentes em seu interior.

Outras dicas são juntar as roupas para serem passadas de uma só vez e não deixar o ferro ligado por muito tempo e, em caso de longos períodos de ausência de casa, evitar que os aparelhos fiquem no sistema stand-by (em espera). Nesse caso, o mais indicado é retirá-los da tomada.


Fonte: Agência Brasil 

Frota de ônibus intermunicipal é reforçada para eleições em SE

Em razão do segundo turno do pleito eleitoral no próximo domingo (28), a Coordenadoria Estadual de Transportes (Cotransp), disponibiliza a partir da tarde desta sexta-feira (26), até a manhã da segunda-feira, 29 de outubro, a totalidade da frota reserva dos veículos que fazem o transporte público intermunicipal.


Segundo o Coordenador Estadual de Transportes, Everton Menezes, o objetivo é assegurar a melhor mobilidade para os usuários. “Da mesma forma como ocorreu no primeiro turno das eleições no último dia 07, orientamos antecipadamente às empresas para que entre os dias 26 e 29 de outubro (sexta à segunda-feira) toda a frota reserva de veículos esteja disponível, a fim de que a população possa se deslocar tranquilamente, tanto nos terminais rodoviários de Aracaju, quanto nos das cidades pólos: Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Propriá”, explica.

Ele ressalta que como já é costumeiro, as operadoras acataram solicitação. “As empresas Coopertalse, Coopetaju, Rota Sul e Via Norte compreendem a importância do nosso pedido e estarão com a frota reserva à disposição dos usuários, aumentando de 730 para 790 o número de veículos que circularão a partir das 14h de sexta.

O coordenador ressalta que mesmo com o aumento da frota durante esse período, o rigor da fiscalização prossegue da mesma forma. “Garanti a excelência dos serviços ao povo sergipano, priorizando a qualidade e segurança está entre as principais diretrizes do Governo do Estado, portanto, durante esse período fica suspenso o sistema de revezamento programado, bem como não será permitido a contratação de veículos de terceiros não cadastrados e vistoriados pela Cotransp”, enfatiza.

Para os usuários que pretendem evitar possíveis filas, as passagens já podem ser compradas antecipadamente no Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia, localizado no centro da cidade e no Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, situado na Avenida Tancredo Neves, pontos de partidas dos ônibus para o interior.

Fonte: Ascom Seinfra

Eleições 2018: PRF terá esquema de segurança nas rodovias sergipanas


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá intensificar a fiscalização para garantir a segurança das rodovias federais no segundo turno das eleições, que acontece neste domingo, 28.


O monitoramento começa no sábado e termina na segunda. Isso porque alguns crimes eleitorais podem ser cometidos durante este período, inclusive até 24h do fim das eleições, como transporte irregular de eleitores, de quantias em dinheiro, veículos em grupo caracterizando carreatas e presença de amplificadores com músicas alusivas a determinados candidatos.

De acordo com o inspetor Flávio Vasconcelos, chefe de Comunicação da PRF, estas infrações estão mais propícias a acontecer em rodovias federais. Mas não são estes que estão na mira da corporação. 

“Temos um aumento natural no fluxo de veículos, então as chances de acidente aumentam, por ultrapassagens indevidas, consumo de bebidas alcóolicas e excesso de velocidade. Estes são os casos mais comuns em todo o país e em Sergipe não é diferente”, frisou.

A fiscalização acontecerá nas unidades operacionais na BR-101 e na BR-235. Além disso, policiais federais estarão desempenhando um trabalho de ronda nas rodovias.

Por Victor Siqueira, Portal Infonet

Emissão e registro de diplomas de graduação terão novas regras


O Ministério da Educação publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26, a portaria nº 1.095, que apresenta novas regras para a expedição e o registro de diplomas de cursos de graduação. O objetivo é mitigar o risco de fraudes e conferir maior segurança nos procedimentos internos das instituições de educação superior, que terão um prazo de 180 dias para se adequar às novas regras.


De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, a nova norma segue orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) e atualiza a legislação de emissão e registro de diplomas, que está em vigor desde 1978. “Com essas novas regras, teremos maior controle social, monitoramento e transparência dos novos documentos que são colocados no mercado. O procedimento ficará mais seguro”, enfatizou o ministro.

A portaria também é resultado das conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa de Pernambuco (CPI-Alepe), que identificou irregularidades em diplomas de instituições credenciadas pelo MEC. “As novas regras têm o escopo de inibir fraudes na emissão e registro de diplomas, melhorar a qualidade do ensino superior e auxiliar nas atividades de supervisão do Ministério da Educação”, explica o secretário-executivo do MEC, Henrique Sartori.

O que muda

Entre as mudanças está a exigência de um termo de responsabilidade a ser assinado pelas instituições de educação superior e prazos para a expedição e o registro dos diplomas. As instituições também deverão cancelar diplomas irregulares quando detectarem vícios nos procedimentos de expedição e registro e dar publicidade dos diplomas cancelados.

Outra alteração é que o verso do diploma deverá trazer a identificação da mantenedora da instituição de educação superior. Além disso, as instituições terão que publicar no Diário Oficial da União informações sobre os diplomas registrados, bem como manter informações detalhadas para consulta pública em seus sites. A portaria ainda traz anexos com modelos de diploma e de declarações de emissão e registro que poderão ser adaptados pelas instituições de educação superior.

A portaria mantém a gratuidade da expedição e registro da primeira via do diploma, do histórico escolar final e do certificado de conclusão de curso. Também ficam mantidas as regras previstas no 

Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, para as universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica registrarem seus próprios diplomas e aqueles expedidos por faculdades. Já os centros universitários e as faculdades com alta qualificação continuam com a prerrogativa de registrar seus próprios diplomas.


Fonte: Ascom MEC

Fundat anuncia vaga para estágio em Adminstração



A Agência do Trabalhador, setor da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), responsável pelo encaminhamento de cidadãos ao mercado de trabalho, oferece vaga para estágio na área de Administração.

Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato esteja cursando o ensino superior em Administração. Os interessados também devem comparecer à sede da Fundat nesta sexta-feira, 26 de outubro de 2018. A sede da Fundat está localizada na rua Pacatuba, 104, Centro, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.

Fonte: PMA

Ouvidoria eleitoral do TRE-SE funcionará em regime de plantão


A ouvidoria eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe ampliará o número de funcionários e horário de funcionamento para atender aos eleitores que procuram o setor. O horário para atendimento será ampliado a partir da sexta-feira (26), e funcionará em regime de plantão das 07h às 19h.


Entre as principais dúvidas dos eleitores que entraram em contato com o setor estão: como fazer denúncias, utilização dos aplicativos e-Título e Pardal, bem como qual o local para votação. Segundo Vanda dos Santos, da ouvidoria eleitoral a demanda aumentou com aproximação do segundo turno do pleito, mas uma parte destas dúvidas podem ser sanadas no guia do eleitor disponível no sítio eletrônico do TRE.

A juíza ouvidora, Drª Áurea Corumba de Santana, salientou a disposição da ouvidoria para atendimento ao eleitor. “Estamos em regime de plantão e a disposição para quaisquer esclarecimentos aos eleitores que procurarem a ouvidoria”, disse.

No sítio do Tribunal é possível realizar denúncias através do aplicativo Pardal, sanar e saber quais as principais dúvidas relacionadas as eleições no guia do eleitor, obter maiores informações sobre o e-Título e consultar o local para votação. Outras dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos em 3209-8777 (ouvidoria eleitoral do TRE).


Fonte: TRE/SE

Segundo turno das eleições altera funcionamento de serviços em Sergipe


Devido ao segundo turno das eleições, que acontece neste domingo (28) alguns serviços terão o horário de funcionamento alterado. Os serviços considerados essenciais permanecem inalterados.



Shopping Jardins

No domingo (28) o Shopping Jardins funcionará normalmente, de acordo com o seu horário de domingo. As praças de alimentação Arcos e Jardins, os restaurantes Ferreiro, Senzai e Austrália, as cafeterias, os quiosques de alimentação e as operações de lazer abrirão das 12 às 22 horas. Mega lojas e âncoras funcionarão das 14 às 21 horas; demais lojas e quiosques, das 14 às 20 horas. O Cinemark e o hipermercado GBarbosa obedecerão aos horários de suas respectivas redes.

Shopping Prêmio

O Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, vai funcionar em horário normal durante o pleito eleitoral.

Shopping Riomar

O RioMar Aracaju irá funcionar em horário normal de domingo (28). As praças de alimentação Rio e Mar, os restaurantes Ferreiro Grill, Camarada Camarão, cafeterias, quiosques de alimentação e as operações de lazer e entretenimento, como o parque eletrônico Game Station e Mini Cars irão operar das 12 às 22 horas. As âncoras e megalojas abrirão das 13h às 21 horas. Já as demais lojas e quiosques abrirão das 14h às 20 horas. O Cinemark e o hipermercado GBarbosa irão funcionar de acordo com os horários estabelecidos pelas respectivas redes.

Mercantil Rodrigues

O Mercantil Rodrigues vai funcionar das 7h às 18h.

Rede GBarbosa

Hiper Jardins e Francisco Porto - 7h às 21h; Hiper Sul - 7h30 às 20h; Riomar – 8h30h às 21h; Hiper Norte- 7h às 20h; Farolândia - 7h30 às 19h; Atalaia - 7h30 às 13h; Luzia - 8h às 18h; São José, Desembargador Maynard e Mercado – fechadas; Hiper Centro, Santos Dumont, Eduardo Gomes, Santa Maria, Ponto Novo, Bugio, São Cristóvão - 7h às 13h; Santo Antônio, João Alves – 7h às 14h; Hiper Socorro - 8h às 19h; Augusto Franco - 7h30 às 13h; Barra dos Coqueiros – 8h às 14h30; Tobias Barreto, Itabaiana, N. Sra. das Dores, Lagarto e Estância - 7h às 13h; Hiper Lagarto e Boquim - 8h às 14h.

Saúde

As Unidades Básica de Saúde (UBS) estarão fechadas, mas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) 24 horas funcionarão normalmente.
Mercados e feiras

Os mercados centrais (Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco - antigo Albano Franco) e setoriais (bairros) e o mercado Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, não vão funcionar neste domingo (28). Já as feiras livres que acontecem as sextas, sábados e domingos serão antecipadas na semana dos pleitos eleitorais.

As feiras do bairro América, bairros Coqueiral e Santa Maria e dos conjuntos Bugio, Dom Pedro I, e Jardim Esperança, que aconteceriam no domingo (28) dia do primeiro turno das eleições, serão antecipadas para o sábado (27).

Nesta sexta-feira (26), serão realizadas as feiras do Cirurgia, Coroa do Meio, Santo Antônio, Grageru, Mosqueiro, 18 do Forte, São Carlos, Cidade Nova e dos conjuntos Santa Tereza e Leite Neto, que ocorrem normalmente aos sábados.

Funcaju

Todas as unidades da Funcaju ficarão fechadas neste domingo (28) retornando aos horários normais de funcionamento, na segunda-feira (29).

Parque Augusto Franco

O Parque Augusto Franco abrirá, em horário normal, das 5h às 21h45.

Educação

As aulas nas escolas municipais foram suspensas nesta sexta-feira (5), em 42 escolas municipais que funcionarão como locais de votação. O processo eleitoral terá início às 8h, encerrando às 17h. Na segunda-feira (29) as escolas retornam às atividades normais. As demais escolas, que não seriam utilizadas como locais de votação, tiveram aulas normalmente nesta sexta-feira (26).

*Com informações do G1, SE

Propaganda eleitoral no rádio e tv termina hoje


Nesta sexta-feira (26), a dois dias do segundo turno das eleições, serão exibidos  os últimos programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Hoje também é o último dia para divulgação de campanha paga na imprensa.



Sábado

Pelo calendário eleitoral, amanhã, véspera da votação, é o último dia para propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22 horas. O prazo é o mesmo para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou para uso de carro de som com músicas ou mensagens de candidatos.

Domingo

No domingo, podem ser divulgadas as pesquisas de intenção de voto realizadas neste sábado (27), para todos os cargos. As de boca de urna, feitas no dia da eleição, só podem ser conhecidas após encerrado o pleito. No caso de presidente, em razão das diferenças de fuso horário, a divulgação só poderá ser feita quando acabar a votação em todo o território nacional. Nas disputas para governador, a divulgação das pesquisas pode feita após as 17 horas do horário local.

No dia das eleições, domingo, é proibida a aglomeração de pessoas com camisetas padronizadas com o nome de um candidato que caracterize manifestação coletiva. No domingo, os eleitores podem se manifestar usando camisetas, broches ou bandeiras com nome do partido ou candidato de sua preferência desde que de forma  individual e silenciosa.

A legislação sobre consumo de bebida alcoólica no período de votação - chamada de Lei Seca - não é determinada pelo TSE. Ela varia de acordo com o estado e fica a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais.


Fonte: Agência Brasil 



25 de outubro de 2018

Clovis Menezes diz que prefeito desrespeita a Câmara Municipal de Maruim

Ao utilizar a tribuna na Casa das Leis na última terça-feira, (23), o vereador Clovis Menezes (MDB) acusou o prefeito Jeferson Santana (MDB) de desrespeitar a Câmara de Maruim e afirmou que o chefe do Executivo também  está desrespeitando à população maruinense. 


"O que me traz aqui ao púlpito é justamente o que venho sentindo há vários anos, com a falta de respeito do Poder Executivo com esta Casa. Todos nós, vereadores, fazemos os nossos pedidos, requerimentos e não somos atendidos pelo prefeito. Na semana passada, teve uma inauguração  de uma quadra poliesportiva no Povoado Caititu, louvável. Mas, temos um problema na localidade há anos, desde a outra administração   a falta de uma caixa d'água — solicitada por vários vereadores e inclusive por mim. Eu me sinto até constrangido de está aqui dentro desta Casa e ser desrespeitado! Porque não é possível, tivemos uma reunião na LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias], onde o Secretário de Finanças falou que teve um incremento de R$ 700 mil reais por mês, e, a Prefeitura não tem condições de comprar uma caixa d'água de menos de 5 mil reais?", indagou o vereador. 

O medbista disse que teve uma conversa com Beto Sobral, Secretário de Obras e Urbanismo de Maruim, e sugeriu que no dia da inauguração da quadra poliesportiva do Povoado Caititu, fosse entregue também a caixa d'água nova. Mas, segundo o vereador, parece que o interesse da gestão é desprestigiar as  sugestões das pessoas. 

Mata de São José

Clovis Menezes lamentou a situação de abandono da caixa d'água do Povoado Mata de São José, que está há 40 anos sem manutenção. 

"A caixa d'água do Povoado Mata de São José foi construída em 1978, o pessoal que mora lá me disse que a caixa nunca foi limpa. Nós, que fazemos parte da política de Maruim, temos que nos preocupar com o povo também. Não é com festa só não... É com a falta d'água, é com tudo. É com a Saúde, é com a Educação. Nós, somos empregados do povo. Nós temos que falar, o prefeito tem que nos respeitar e respeitar à população. Ele também é empregado do povo, ele foi votado pelo povo", frisou o medbista. 

Censura 


O parlamentar criticou à Radio Cidade de Maruim, responsável pela transmissão das sessões, de está censurando seus pronunciamentos na Câmara. 


"Eu espero que rádio cidade esteja ligada, não tenha cortado minha fala, porque já são duas vezes que falo nesta Casa e tenho a fala cortada", disse. 



Da Redação | Blog Maruim em Pauta 



Abono 2016 tem disponível R$ 12 milhões para pagar trabalhadores em Sergipe


Ainda restam R$ 12.068.671,35 do Abono Salarial ano-base 2016 disponíveis para 15.777 trabalhadores em Sergipe, que têm direito ao recurso. Os beneficiários têm até 28 de dezembro para procurar uma agência bancária e sacar o dinheiro. Uma resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) prorrogou o prazo inicial, que era 29 de junho.


De acordo com o Ministério do Trabalho (TEM), as pessoas que estavam inscritas no PIS/Pasep há pelo menos cinco ano e trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e teve os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) têm direto ao abono salarial ano base 2016.

O valor a receber depende o tempo de trabalho formal no ano em discussão. Por exemplo, quem esteve empregado o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (R$ 954), já os que tiveram apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é de 1/12, e assim sucessivamente.

Ainda segundo o MTE, trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa Econômica Federal e a consulta pode ser feita através da internet ou pelo telefone 0800-726 02 07. Os servidores públicos devem procurar o Banco do Brasil, também pela internet ou pelo telefone 0800-729 00 01.


*Com informações do G1, Sergipe

Agressão a estudante de escola pública em Maruim gera revolta nas redes sociais; veja vídeo


  

A agressão a um aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Sabino Ribeiro, em Maruim (SE), gerou revolta nas redes sociais nesta quinta-feira, (25). No vídeo, é possível ver quando o aluno é intimidado e agredido com um pedaço de madeira por um adolescente na Praça dos Mercados, no Centro da cidade. 

Testemunha da agressão, o funcionário público Augusto Marques, disse em uma publicação no Facebook, que a briga começou na porta da escola municipal.

"Eu estava próximo [a escola] e tentei avisar à direção, não tinha ninguém para impedir a briga. O aluno com medo do agressor, foi embora mas ele o acompanhou e deu várias pauladas", disse Augusto ao pedir ajuda aos internautas, para que o vídeo chegasse à mãe do aluno agredido para que o pior não aconteça.  

O Blog Maruim em Pauta entrou em contato com o Conselho Tutelar de Maruim, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos respostas. 

A reportagem está em atualização! 


Da Redação | Blog Maruim em Pauta 


Reprodução | Blog Maruim em Pauta




Enem: para se proteger de fake news, aluno deve usar fontes oficiais


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (25) uma série de informações para que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se protejam de notícias falsas, as fake news. O Enem será aplicado a 5,5 milhões de candidatos em todo o país nos dias 4 e 11 de novembro.


O Inep orienta os participantes a buscar informações apenas nos canais do Inep ou do Ministério da Educação (MEC), únicas fontes oficiais de informação sobre o Enem. A autarquia ressalta ainda que todo o conteúdo oficial do Enem é identificado com os logotipos do Inep e/ou MEC.

E-mails cadastrados pelos participantes durante a inscrição e o número de celular são usados apenas para enviar mensagens de caráter urgente ou de alerta por mensagem eletrônica ou SMS. O Inep é sempre identificado como remetente.

Confira as fontes de informação oficiais sobre o Enem:

Site do Enem: O enem.inep.gov.br é um site inteiramente dedicado ao exame. Tudo o que o participante precisa saber está organizado de forma cronológica, nas seções Antes da Prova, No Dia da Prova e Depois da Prova. Há também as seções Perguntas Frequentes e Cronograma.

Aplicativo do Enem: O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente pela App Store e na Google Play. O aplicativo permite acesso ao Cartão de 

Confirmação da Inscrição; aos resultados individuais e à vista pedagógica da redação. O cartão de confirmação indica o local onde o estudante fará o exame.

Portal do Inep: Todas as notícias, orientações e comunicados relacionados ao Enem são disponibilizados no endereço http://www.inep.gov.br.

Sistema Enem e Página do Participante: O Sistema Enem dá acesso à Página do Participante, acessível apenas com CPF e senha. Permite consultar o local de prova e os resultados de todas as edições.

Redes sociais do Inep: As três redes sociais do Inep, FacebookInstagram e Twitter replicam as principais informações relacionadas ao exame, permitindo que os seguidores de cada perfil tenham acesso facilitado a dicas, orientações e novidades.

Youtube do Inep: O canal do Inep no Youtube tem uma série de vídeos com orientações ao participante, com as principais informações do edital. O canal tem também uma sequência de vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fale Conosco do Inep: O atendimento ao público é feito pelo 0800 616161, com ligações gratuitas a partir de telefones fixos, e pela plataforma de autoatendimento online.

E-mails e SMS: O Inep usa os e-mails cadastrados pelos participantes durante a inscrição e o número de celular, para enviar mensagens de caráter urgente ou de alerta por mensagem eletrônica ou SMS, identificando o Inep como remetente.

Segundo o Inep, os estudantes podem se informar ainda pela Cartilha do Participante, que detalha o que se espera do candidato na avaliação e pelo edital do Enem, que tem versão em Libras, com todas as regras do exame. Além de veicular publicidade na rádio e TV, o Inep realizará ações nas escolas de ensino médio de todo o país.

Fonte: Agência Brasil