20 de março de 2018

Antiga Vale pode demitir 400 funcionários até junho

A empresa Mosaic Fertilizantes, localizada em Rosário do Catete, deve demitir cerca de 400 funcionários até junho deste ano, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Minerais não Metálicos do Estado de Sergipe (Sindimina). Na semana passada, foram 83 demissões de celetistas.


O Sindimina se reuniu nessa última segunda-feira, 19, com o Governador Jackson Barreto para falar sobre o caso. O gestor ficou surpreso com a alegação porque, segundo ele, em janeiro, houve uma reunião com a empresa “que se mostrou comprometida em incentivar o progresso do nosso estado, assim como preservar os empregos”, disse Jackson. O governador também garantiu que entrará em contato com a Mosaic.

A empresa Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, adquiriu a Vale Fertilizantes em janeiro de 2018. Na ocasião, ela se comprometeu em manter os empregados da gestão anterior. Atualmente, o Polo de Rosário do Catete conta com aproximadamente 800 funcionários diretos.


Durante o processo de demissão, a empresa procurou o sindicato para oferecer dois salários mínimos e seis meses de plano de saúde. O acordo não foi aceito pela categoria. “Quando uma empresa grande começa a demitir os funcionários assim, o segundo passo é desligar os terceirizados”, ressaltou o diretor financeiro do Sindimina Luismar Sousa.

Segundo o Sindimina, a meta da empresa é acumular 400 demissões até junho. A afirmação não foi confirmada pela Mosaic. Procurada, a assessoria de comunicação localizada em Rosário informou que outros representantes entrariam em contato com o Portal Infonet para dar um posicionamento. Até a publicação da matéria, não recebemos um retorno da empresa. 


*Por Jéssica França do Portal Infonet, com informações da ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário