9 de março de 2018

Estudantes de três escolas de Maruim estão sem professores


Em Maruim as aulas da rede municipal de ensino começaram na última segunda, dia 05. Mas bastou o ano letivo ser iniciado para o grave problema de gestão do prefeito, Jeferson Santana, se tornar visível. Em três escolas da rede municipal faltam professores.

Na Escola Municipal São José, estudantes, do 6º ano ao 9º ano, estão sem professor de educação física. Na Escola Infantil Abdias Batista e Silva uma turma com crianças de 4 anos está sem professor. Já na Escola Acelino Vieira, localizada no povoado Gentil, a situação é tão grave que as aulas foram suspensas.

Porém, o problema da falta de professores nestas três escolas não significa que faltem professores na rede municipal de ensino de Maruim. A rede tem professores, mas uma parte deles não está em sala de aula.

Alguns professores estão na Secretaria Municipal de Educação e outros estão nas próprias secretarias das escolas sem exercer qualquer função. Mesmo com um quadro de professores concursados que supri a demanda da rede municipal de ensino, a prefeitura de Maruim ainda mantém 19 professores contratados, o que onera, sem necessidade, a folha de pagamento da prefeitura.

“Pedimos para que o Prefeito e o Secretário Municipal de Educação façam com urgência o reordenamento da rede municipal de ensino e coloquem os professores que estão na Secretaria Municipal de Educação e nas secretarias das escolas para voltar a trabalhar em sala de aula. Não podemos permitir tamanho prejuízo aos nossos estudantes. Estamos sofrendo com a falta de gestão na Educação de Maruim. Se e Educação estivesse funcionando como de fato deveria, não estaríamos passando por este problema de falta de professores, porque existem professores suficientes em nossa rede municipal de ensino”, coloca a coordenadora do SINTESE na região do Vale do Cotinguiba, professora Emanuela Pereira.

Atrasos nos pagamentos

O salário de fevereiro dos professores e professoras que fazem parte das equipes diretivas das escolas de Maruim só foi pago pela prefeitura nesta quinta-feira, dia 8. Estes educadores e educadoras ainda não receberam 1/3 ferial.

Os professores e professoras que estão em sala de aula deveriam ter recebido 1/3 ferial juntamente com o salário de fevereiro, mas a prefeitura só efetuou o pagamento do 1/3 ferial na tarde de hoje, dia 09 de março.


*Com informações de Luana Capistrano/ Redes Municipais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário