5 de janeiro de 2018

Bolsa família: mais de 5 mil indícios de fraudes em SE

Uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) revelou pouco mais de 5 mil cadastros do Bolsa Família em Sergipe com indício de irregularidades. A auditoria teve como objetivo identificar indícios de pagamentos indevidos, bem como avaliar as providências adotadas pelo órgão frente às inconsistências.


Durante a auditoria, foi realizada a comparação entre as rendas registradas em outras bases de dados oficiais com aquelas declaradas no Cadastro Único, a fim de identificar famílias que teriam fornecido informações inverídicas. Dos 271.155 beneficiários em Sergipe, 5.187 cadastros foram considerados irregulares, ou seja, as famílias apresentaram renda per capita por pessoa acima de R$ 170,00.

Em todo o país, foi constatado quase 346 mil famílias com fortes indícios de terem falseado a declaração da informação de renda no momento do cadastro, o que representa pagamentos indevidos que podem chegar até R$ 1,3 bilhão para um período de dois anos.

Sanções

Nas situações em que a irregularidade ficar comprovada, após a condução de processo administrativo, serão aplicadas sanções legais como devolução do valor e impossibilidade de retornar ao Programa por um ano.


*Com informações do Portal Infonet e da CGU

Nenhum comentário:

Postar um comentário