1 de junho de 2018

São José: Torneio de Futsal em quadra esportiva inacabada gera revolta

A 1ª edição do Torneio Interclasses de Futsal da Escola Municipal São José, que foi realizado no último sábado, (26), na quadra esportiva inacabada do bairro São José, em Maruim (SE), deixou muitos moradores revoltados. 



A obra que toma uma quadra inteira de um dos bairros mais pobres e sem infraestrutura da cidade, segue abandonada há pelo menos cinco anos. É uma das muitas, sem andamento nos últimos tempos em Maruim. Difícil é a população acreditar que, em uma região onde nem o básico chegou até hoje, o reflexo do abandono se converta em melhoria real.

"Como eles tiveram coragem de colocar as crianças dentro daquele lugar insalubre? Por todo canto é possível ver lixo, fezes... Os banheiros estão um horror, sem vasos sanitários, pias, portas, não tem condições de uso. Há infestação de carrapatos perto! É um grande risco à saúde pública", desabafa a dona casa Júlia Santos.



O projeto avaliado em meio milhão de reais, não oferece nem o necessário para que o local pudesse se tornar um ponto de integração e prática esportiva digna. 

"As traves foram feitas com pedaços de madeira, arames e restos de redes que conseguimos, ou não daria para praticar nosso esporte. É triste olhar para trás e ver que nada mudou... A obra era pra ser entregue em 2013, mas infelizmente não existe esforço do prefeito, vereadores, para que termine a quadra do nosso bairro", lamenta o estudante Ítalo Sá. 



Nada mudou muito por lá nos últimos tempos. A reportagem feita pelo Blog Maruim em Pauta em março já mostrava, seis meses após o impasse entre a Prefeitura de Maruim e a empresa que executava a obra na época. A terceirizada removeu os alambrados da quadra alegando falta de pagamento, mas tempos depois, voltou atrás e devolveu o material da obra. 

O Blog Maruim em Pauta constatou que o perigo também está nas arquibancadas. Muitas apresentam rachaduras e a sensação que o concreto pode ceder a qualquer momento. A cobertura metálica da área de lazer, apesar de nova, já apresenta problemas. É possível ver buracos e ferrugens na base que sustenta o teto da quadra esportiva. 



No evento esportivo que reuniu o novo Secretário de Educação, José Antônio de Souza, professores, funcionários e a comunidade, um fato curioso: a limpeza da quadra de esportes inacabada ficaram por conta dos alunos que trouxeram vassouras de casa. 

Em um vídeo publicado nas redes sociais, a Prefeitura de Maruim é acusada de propaganda enganosa. Uma vez, que, nas imagens divulgadas, só é possível ver mesas com lanches e o funcionamento como se já estivesse inaugurada, não a realidade da quadra de esportes: o abandono.
          

Da Redação | Blog Maruim em Pauta
Fotos: Reprodução / BMP 


Nenhum comentário:

Postar um comentário