22 de junho de 2018

"Bate e boca” marca última sessão do semestre da Câmara Municipal de Maruim

Uma verdadeira batalha verbal entre o vereador Genival Pereira (SDD) e a presidente da Casa das Leis, Maria Angélica, (PSD), marcou a última sessão do semestre da Câmara Municipal de Maruim na última quinta-feira (21). 

O mal estar começou após a presidente recusar um documento apresentado pelo parlamentar, onde pedia a renúncia do cargo como relator da Comissão de Honraria. Genival tomou esta decisão após críticas feitas pelo vereador Ermerson Porto (PSC), semana passada, ao cobrar um parecer sobre um título de cidadão maruinense, indicado por ele há cerca de 20 dias. No discurso, Emerson, disse não entender a demora para a resposta da sua indicação e sugeriu à substituição de Genival, como relator da comissão. 


Ao apresentar a carta de renúncia como relator da Comissão de Honraria baseado em recomendações médicas, Genival foi surpreendido pela presidente Maria Angélica, ao não aceitar o documento, por entender que, se o parlamentar está doente para Comissão de Honraria, também está doente para a de Constituição e Justiça, cujo ele também é relator. 

“Vou me afastar das minhas funções, já que a senhora pensa desta forma. Eu não quero entrar no elo da questão, porque eu não faço esse tipo de coisa. Então, como foi falado pelo Excelentíssimo vereador Ermerson, que poderia afastar o relator, que se faça, se for essa via. Eu acho que não precisa chegar a este ponto. Eu tenho consciência que, se eu estou atrapalhando, eu me afasto, nada justo! Agora, a senhora não quis entender esta parte, também não vou julgar. Está aqui o documento pronto, infelizmente a senhora não quis aceitar, eu vou preparar outro com a renúncia das duas comissões. Aí a senhora vai aceitar, já que foi sua sugestão”, argumenta Genival. 

Maria Angélica interrompe Genival e nega que tenha sugerido que ele renunciasse as duas comissões. 

"A questão não é sugestão, Excelentíssimo vereador Genival. Vossa Excelência apresentou um documento, alegando que a motivação da sua renúncia foi indicação médica. O que foi que eu me referir a Vossa Excelência? Eu disse, o senhor participa de duas comissões. Seu problema de saúde só afeta esta comissão? Eu gostaria que senhor ficasse mantido nas duas comissões. Porque eu não vi motivo nenhum para o senhor renunciar. O senhor não está prejudicando nada. Então, o meu questionamento foi claro. O senhor participa de duas comissões, agora apresentou um documento que por problemas de saúde e indicação médica, não pode ficar na Comissão de Honraria, porque causa de um problema na sessão anterior. A nossa honra é que o senhor continuasse como relator desta comissão. Porque eu não vejo nada que o impeça de ser relator da Comissão de Honraria. A minha intenção foi essa, não agi de má fé de forma nenhuma com Vossa Excelência, apenas não aceitei a motivação da saída da Comissão de Honraria, por motivo de saúde e todos nós sabemos da sua fragilidade de saúde, mas se está frágil para uma comissão, está para as duas”, justifica Angélica. 

Genival rebate afirmando que as renúncias é um desejo de Angélica e que o comentário de Ermerson soou como se ele estivesse atrapalhando o andamento da Comissão de Honraria e criticou o autoritarismo da presidente. 

"Eu vou acatar a sugestão da senhora. Eu vou me afastar das duas. Não é assim que a senhora deseja? Pronto. Eu sou vereador, em momento algum eu vou estar aqui para atrapalhar. Se eu perceber que estou atrapalhando, eu me afasto. Que é o caso que aconteceu, a  partir do momento que houve o comentário do [vereador Ermerson Porto] aqui, eu entendi que estou atrapalhando. Agora, o fato de eu fazer um documento e a senhora simplesmente chegar pra mim, nem ler e dizer que não aceita. Só aceita se for as duas [renúncias], isso também não é justo! Já que senhora só aceita as duas, eu vou fazê-las", desabafa Genival 

Maria Angélica se defende e volta a negar os argumentos de Genival. Pede que ele desista da renúncia e relembra que não foi ela que indicou nenhum dos vereadores aos cargos das comissões. 

“Eu li o documento... Eu não disse que só aceitava se fosse as duas [renúncias]. Nós tínhamos outro vereador presente, e eu disse: se a sua doença acarreta para a Comissão de Honraria, o senhor também está doente para outra comissão. Se mantenha nas duas! Em nenhum momento eu disse para o senhor sair. Eu disse, que essa motivação que o senhor colocou é frágil, porque nada lhe impede de ser o relator. E, outra coisa, foi colocado aqui, de livre arbítrio, perguntamos quem queria participar, vocês mesmos ficaram de pé e escolheram os cargos. Eu não indiquei ninguém. Agora, fiquei triste quando Vossa Excelência disse que iria renunciar, por um motivo tolo", diz Maria Angélica. 

“Pronto, está explicado! Eu não gosto de discussão. Eu vou fazer o que estão sugerindo que eu faça e pronto", rechaça Genival. 

Em seguida o vereador Emerson Porto (PSC), pediu aparte falou da importância de dar seguimento as indicações nas comissões, e negou que Genival estivesse atrapalhando o andamento da Casa.

"Eu não estou querendo criar caso. A única coisa que nós queremos é que de alguma forma, tem que ter bom senso a comissão, como  nós que apresentamos os títulos para votação. É a nossa maior honraria nesta Casa, é uma forma de nós agradecermos ou capitalizarmos alguma coisa de benefício para nosso município. Quanto a Vossa Excelência [vereador Genival Pereira] se afastar permanentemente da comissão, aí  é uma decisão prerrogativa do senhor, não acho, pelo contrario, desde o inicio do mandato, eu nem digo em relação à Comissão de Honraria, porque foi instituída recentemente, mas na Comissão de Constituição e Justiça, Vossa Excelência tem dado uma grande contribuição para esta Casa. E, eu não vejo necessidade, mas é uma decisão que não me cabe. Eu só estou apenas esclarecendo, que nenhum momento eu disse que o senhor está empatando, nem prejudicando o andamento desta Casa. Embora, neste projeto, por se tratar de uma indicação que caminhava para 20 dias, que nem seria votado hoje, já vai entrar para o próximo semestre, aí sim acaba que complicando o andamento",  explica Emerson. 

A presidente da Casa das Leis, Maria Angélica, então suspendeu as indicações para a Comissão de Honraria, até resolver esta situação que foi adiada para após o recesso parlamentar de julho. 

A próxima sessão ordinária da Câmara de Maruim está marcada para o dia 02 de agosto de 2018. 


Da Redação | Blog Maruim em Pauta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário