7 de agosto de 2018

Prefeito de Maruim recebeu medalha do mesmo Instituto que premiou 'jumento'

O mesmo instituto que premiou um jumento, como mostrou a reportagem do Fantástico do último domingo (5), também premiou o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, (MDB). A denúncia ganhou repercussão nesta terça-feira, (7), no Jornal da Fan FM, 2ª Edição



Segundo mostrado pelo jornalístico da Rede Globo, o esquema funciona da seguinte forma: sem critérios claros, empresas divulgam rankings de premiações de gestores, incluindo melhor prefeito, melhor secretário, melhor vereador. E, os interessados em receber a honraria, têm de não só pagar pelo diploma e pela medalha, mas também custear diárias nas cidades onde acontecem as premiações.

Na maioria dos casos, esses valores são pagos com dinheiro público.

Em junho deste ano, Jeferson Santana recebeu a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Ouro”, durante o 127º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais - Edição Estados da Bahia e Sergipe, em Salvador (BA), por aprovação popular da gestão. 

A falta de critérios para esta premiação ficou evidente com a reportagem exibida pelo Fantástico, quando a produção conseguiu que o jumento “Precioso” fosse premiado pela União Brasileira de Divulgação e pelo Instituto Tiradentes. Juntas, segundo o Fantástico, as duas empresas realizam até 20 premiações por ano.



O custo para ser premiado chega a até R$ 1.480,00. Por evento, o dono de uma das empresas afirma, sem saber que estava sendo filmado pela reportagem, que ganha até R$ 50 mil. Além da verba para a inscrição, os prefeitos e vereadores usam também de diárias para incluir na conta do contribuinte a promoção pessoal.


Em Sergipe, além do prefeito de Maruim, Jeferson Santana, receberam o título de melhores prefeitos, Valmir Monteiro de Lagarto, (SE) e Marivan Santana de Simão Dias, (SE).  


*Da Redação | Blog Maruim em Pauta, com informações do G1, Fantástico e Fan FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário