8 de agosto de 2018

Escritor maruinense é expulso do acervo do Gabinete de Leitura de Maruim

O Gabinete de Leitura de Maruim, o Templo de Luz, considerado pelo saudoso escritor Joel Aguiar, que está prestes a completar 141 anos, foi palco de uma cena constrangedora contra o escritor, poeta e artista maruinense, Hefraim Andrade. Na última segunda-feira, (6), Hefraim que é também membro-fundador da Academia Maruinense de Letras e Artes, (AMLA), foi expulso do acervo do Gabinete de Leitura mais antigo do Brasil. 


Hefraim Andrade | Arquivo pessoal 
"Eu cheguei ao Gabinete pela manhã, como eu sempre faço para ler, estudar e nesta ocasião estava fazendo uma pesquisa de trabalho. Então, eu fui procurar as funcionárias, que não estavam no setor e perguntei a uma delas, se pudia pegar um livro que estava em uma estante dentro do acervo. Ela não se contrapôs! Eu entrei, e peguei o livro e sentei para estudar, mas percebi que faltava uma fonte. Como eu estava sem internet, avisei a uma delas que iria em casa me conectar ao wifi para consultar a fonte e continuar meu trabalho. Mas, quando eu retornei, a porta do acervo estava fechada e  logo fui surpreendido por uma funcionária que me avisou, que as minhas coisas estavam fora do acervo. Eu fiquei calado e não disse nada e continuei meu trabalho do lado de fora", contou Hefraim Andrade ao Blog Maruim em Pauta. 

De acordo com o escritor, as funcionárias foram orientadas por seus superiores para não deixar ninguém entrar no acervo do Gabinete de Maruim. 

"Eu estou indignado! Ninguém pode tirar as coisas das pessoas assim, a não ser que estivesse na hora de fechar. Mas estava cedo, foi pela manhã. Foi uma atitude abusiva e arbitrária! Eu sou uma pessoa conhecida, membro da Academia Maruinense de Letras e Artes, com o foro em Maruim e sede no Gabinete de Leitura de Maruim. Eu frequento o espaço para fazer meus trabalhos acadêmicos e resolver pendências da Academia", desabafou. 


Porta do acervo do Gabinete de Maruim trancada | Reprodução
Hefraim Andrade procurou a direção do Gabinete de Maruim, que negou que ter dado ordens as funcionárias do Gabinete de Maruim para impedir o acesso ao acervo, mas confessou que restrições foram feitas pelo Secretário de Cultura e Turismo de Maruim. 

"Está uma falta de organização! Quando é organizado, tem um quadro de avisos e ele é padrão. O Gabinete está uma balbúrdia, estruturalmente e organizacionalmente", criticou o escritor.

Esta é a segunda vez que o escritor maruinense é alvo de constringimento no Gabinete de Leitura de Maruim. Em agosto de 2017, Hefraim Andrade quase foi censurado pela gestão municipal de lançar seu primeiro livro, "Gabinete de Leitura – Poesias Não Convencionais" e, em outubro do mesmo ano, foi proibido de tirar fotos da Casa Literária, o que fez desencadear a campanha com a hashtag #SelfieNoGabinete entre os frequentadores do espaço literário.  

O Blog Maruim em Pauta está à disposição através do maruimempauta@gmail.com ou em nossa Página Oficial no Facebook, caso os envolvidos queriam se pronunciar. 


Da Redação | Blog Maruim em Pauta 






Nenhum comentário:

Postar um comentário