6 de agosto de 2018

Reconhecer-se é também Libertar-se! | Por Joelma Martins

Para que o homem seja de fato livre, faz-se necessário que ele entenda o que realmente vem a ser essa liberdade. Seria então; ser livre para ir e vir... ter a religião que quero...é poder usar do meu corpo da maneira que quero... é ser independente, ter meu trabalho, meu carro, meu apartamento, minha casa, é ter maioridade, é assumir a minha sexualidade... ser verdadeiramente livre deve ir muito além disso. É eu me aceitar como ser humano, e como diz o Diácono Nelsinho Correia “Só quem não amou, quem não chorou, quem se esqueceu que é ser humano...” pode acreditar que os sentimentos apresentados nesse trecho da música, depende do nosso querer limitado fomos criados e pensado por um Deus maravilhoso que me idealizou como um ser único capaz de comer de todos os frutos da árvore vida, menos.... daquele que me afasta do meu criador. Pois reconheço que minha liberdade está Naquele que me deu a vida e a qualquer momento poderá retomá-la.


A partir do instante que me conheço, encontro dentro de mim mesmo a minha existência e a existência do outro, que apesar de estar entre milhões posso ser único e aquele que está ao meu lado também é único e disso eu não posso esquecer. Reconhecendo-me e examinando o meu ser, consigo enxergar no irmão um ser como eu em contínua evolução. E acreditar sempre que o maior interessado pelo o meu sucesso sou eu mesmo, minha felicidade não depende do outro, meus sonhos, meus projetos vida depende exclusivamente de mim, para que sejam alcançados.

O grande filósofo e pensador grego Sócrates numa de suas belas frases nos diz: “Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e serás sábio.”  Talvez até para o próprio Sócrates isso fosse algo inacreditável de alcançar, conseguir examinar a si mesmo. Em uma de suas citações Aristófanes o terceiro de seus seguidores em seu livro “As nuvens” indaga seu mestre quando usa a descrição de um pai ridicularizando seu  filho sobre a sua falta de aprendizado. Afirmando então o autor: “E você conhece a si mesmo, o quanto ignorante e estupido você é?” com isso acredito em meus pensamentos que nem o próprio Sócrates sabia ou conhecia suas limitações. Mas tarde o filósofo Thomas Hobbes em sua famosa obra “Leviatã”, aponta para pontos semelhantes entre os seres humanos. Que estes poderão de certa de forma nos levar a entender quem de fato somos, e que contemplando o nosso eu, enfim entenderemos quem de fato é o próximo. 

Através do autoconhecimento encontraremos as respostas para nossas dúvidas, saberemos e entenderemos o propósito do Criador ao nos chamar à vida. Para que viemos e o que estamos fazendo aqui. O “Carpe Diem” “Aproveite a vida” foi e é uma expressão bastante usada por vários escritores e pensadores da atualidade. Clarice Lispector em uma de suas belas frases nos diz: “Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento” o privilégio de estarmos vivos e poder desfrutar do que a vida tem a nos oferecer é um bom motivo para agradecermos e aproveitarmos bem essa oportunidade não acha? Viver é bom demais, quando damos ao outro a oportunidade de viver também. Não esqueça precisamos viver bem o dia de hoje! Santa Teresinha, grande doutora da igreja, nos diz que a nossa vida é um brevíssimo segundo, quando menos imaginamos já era. Pense nisso e façamos a nossa parte! Um Abraço!

 


| Joelma Martins é Licenciada em Letras Português (UNIT) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UFS). Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior e Gestão Educacional. Escritora, Cordelista, Bibliotecária do Gabinete de Leitura de Maruim e imortal na Acadêmica Maruinense de Letras e Artes, ocupa a cadeira Nº 8, cujo a patrona é Josilda de Mello Dantas. |




Nenhum comentário:

Postar um comentário