8 de agosto de 2018

CumbuKa emite nota de repúdio após constrangimento de membro no Gabinete de Leitura de Maruim

O Combuka Coletivo Cultura, emitiu uma nota nesta quarta-feira, (8), em defesa do membro Hefraim Andrade, após o constrangimento que o escritor sofreu ao ser expulso do acervo do Gabinete de Leitura de Maruim. 


NOTA DE REPÚDIO

"Nós os que fazemos o Cumbuka Coletivo Cultural, que somos diretamente envolvidos com atividades socioculturais na cidade de Maruim (SE), manifestamos hoje (07/08) nosso repúdio, depois de que um dos nossos membros, - o escritor Hefraim Andrade, foi submetido a um constrangimento no Gabinete de Leitura de Maruim – Uma Biblioteca pública de quase 141 anos, a qual se dedica e luta em prol.

Na segunda-feira, pela manhã, Hefraim foi ao local para pesquisar, como sempre fez e pediu para pegar um livro – um dicionário, o qual fica em sua parte interna, que corresponde ao acervo. Tendo permissão, o pegou e voltou para uma das mesas no salão. Daí, percebeu que precisava ir em casa para pegar algo que lhe faltava e pôs o livro, com alguns de seus pertences, na parte interna, explicando que já retornaria. Ao retornar, foi surpreendido com a porta fechada e com o seguinte aviso: “Pusemos (os objetos) ali”, que ficava do lado de fora. Em seguida, uma funcionária, disse que anteriormente, outra funcionária questionou o porquê de sua entrada no acervo, e que para evitar problemas, não deveria entrar novamente, pois, segundo a mesma, foi-lhe passada uma ordem para “que ninguém entrasse no acervo”.

Recordamos que o Gabinete estava sendo desrespeitado ao servir constantemente de velatório na cidade. Isso mesmo! - Constantemente corpos eram velados no meio duma biblioteca e até pediam a retirada de leitores e crianças de lá para isso. - Um absurdo! Inda mais somado aos inúmeros e angustiantes problemas existentes (inclusive convidamos toda a população a visitar o local e ver com os próprios olhos). Na época, tendo conhecimento desses fatos, nós do Cumbuka, demos inícios aos Saraus de Dentro, intentando recuperar a sua memória e evitar os abusos. Muitas foram as nossas contribuições e de igual modo às do nosso membro e não entendemos e nem aceitamos que tenha que passar pelo que passou", finaliza a nota.


*Da Redação | Blog Maruim em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário