28 de novembro de 2017

Academia Maruinense de Letras e Artes é oficializada nesta quinta-feira, 30

O Gabinete de Leitura de Maruim, o ‘Templo de Luz’, considerado pelo escritor Joel Aguiar, vai abrir as portas para eternizar mais um marco na história de Maruim (SE), cidade distante 30 quilômetros da capital sergipana. A Academia Maruinense de Letras e Artes, (AMLA) será oficializada nesta quinta-feira, (30), às 19h, em uma cerimônia de posse dos membros fundadores efetivos, honorários, beneméritos e correspondentes. 



De acordo com o historiador Adailton Andrade, a AMLA, nasce com a missão de criar um grupo que vise resgatar, manter, preservar a história, as artes a cultura e o progresso local, voltando nos princípios da fundação do Gabinete de Leitura século XIX que foi difundir o conhecimento.

"O Gabinete de Leitura de Maruim que em agosto completou 140 anos, antecedeu a própria Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada por Machado de Assis. Este centro de cultura e propagação do conhecimento das letras foi templo dos grandes discursos de Gumercindo Bessa, Fausto Cardoso, Tobias Barreto e entre outros oradores, e guarda um acervo com mais de sete idiomas e a memória dos maruinenses e dos sergipanos. E, é com o intuito de resgatar esta memória e incentivar à leitura que nasce a Academia de Maruinense de Letras e Artes", conta. 

entidade é autônoma de direito privado e caráter lítero-cultural, sem fins lucrativos, com sede e foro em Maruim – Sergipe, congregando pessoas irmanadas nos sentimentos de solidariedade, tem por fim difundir a cultura das letras e das artes e se regerá segundo as normas estabelecidas em seu Regimento Interno.

Nesta quinta-feira, (30), serão empossadas 13 personalidades como imortais que tem uma ligação direta com o município, mas a AMLA será composta por 40 membros efetivos. Na presidência da Academia Maruinense de Letras e Artes, estará a professora e historiadora, Maria Lúcia Marques Cruz e Silva. A vice-presidência será ocupada pelo historiador Adailton Andrade e a primeira secretaria ficará com acadêmico Hefraim Vieira Andrade.

Confira os nomes dos membros-fundadores da Academia Maruinense de Letras:


1 - Adailton Andrade (Patrono da cadeira: Joel Aguiar)
2- Hefraim Vieira Andrade (Otto Schramm), 
3- Janyne Rossana Barbosa Feitosa Costa (Maria Izabel Barreto)
4- Cléa Maria Brandão de Santana (Aureliano Rosa Queiroz)
5- Ermerson Porto Santos (Florência Silva Pereira)
6- Luiz Eduardo Bittencourt da Silva (Thomaz Rodrigues da Cruz)
7- Maria Lúcia Marques Cruz e Silva (Adalberto Cruz)
8- Joelma Ferreira Martins Santos (Josilda de Mello Dantas)
9- Carlos Pina de Assis (João Gomes de Melo)
10 - Guilherme da Costa Nascimento (Deodato Maia) 
11- Maria das Graças Monteiro (Paulo Costa) 
12- Everardo de Sena (Abdias Batista e Silva) 
13 - Albano do Prado Pimentel Franco (Gonçalo Rollemberg do Prado)

No quadro de membros honorários, estarão: Jouberto Uchôa de Mendonça (Patrono: Alberto Deodato), Salete Nascimento (Afonso de Medeiros Chaves), José Anderson Nascimento (Luiz Antônio Barreto), Dênio Azevedo (João Pereira Barreto), João Gomes Cardoso Barreto (Josias Vieira Dantas) e Domingos Pascoal, que será o presidente de honra da AMLA.


|Lohan Muller é estudante de Comunicação Social - Jornalismo. Há 5 anos escreve para o Blog Maruim em Pauta informações do cotidiano, denúncias e curiosidades da cidade que tanto colaborou para o desenvolvimento de Sergipe.| 


Nenhum comentário:

Postar um comentário