15 de novembro de 2017

15 de novembro: devoção e fé à 'Menina Bela' em Maruim


15 de novembro é um dia de renovar a fé e a devoção à 'Menina Bela', considerada santa para os maruinenses. A capelinha erguida no bairro Boa Hora, em Maruim (SE) atrai dezenas de pessoas da região que fazem orações, pedidos e pagam promessas. 

Cleílde Tavares, de 72 anos, visita a capela todos os anos na data em que se comemora a Festa de Cruz de Bela. A dona de casa diz que a fé na 'Menina Bela' nasceu há 33 anos. "Eu precisei me internar pra fazer um operação e fiquei pedindo a ela que me ajudasse a ficar boa, porque eu tinha meus filhos pequenos na época e não tinha quem cuidasse. Eu prometi que se eu ficasse curada, vinha rezar um terço e agradecer pela graça alcançada. Ela atendeu o meu pedido e, eu tenho muita fé em Deus primeiramente, depois nela", conta Cleílde.


A dona de casa, Rosilda Tavares, fez um pedido à 'Menina Bela' através da dor, sua filha teve que fazer uma cirurgia e quase perdeu uma das pernas. "Uma das minhas filhas cortou a perna no vidro, teve que fazer uma cirurgia e os médicos disseram que era preciso amputar a perna dela. Eu fiquei desesperada e pedir a intercessão da 'Menina Bela' que, se ela não tivesse a perna amputada, eu daria um ex-voto representando a perna da minha filha, e colocaria na capela da Cruz de Bela para lembrar as pessoas que a fé em Deus é maravilhosa. Todos aqueles creem e pedem com fé, alcança! Eu alcancei esta graça há 5 anos", relatou Rosilda emocionada. 



História 

Bela foi uma menina, que segundo a cultura popular, foi assassinada por volta de 1888. Felisbela tinha nove anos de idade, e foi assassinada na Rua do Açougue (Hoje, Rua José Quintiliano da Fonseca), quando saiu da sua residência para comprar querosene para acender os candeeiros que iluminavam sua casa, que era localizada na Rua Arapiraca, em Maruim. Ao passar em frente ao quartel de polícia, um tiro disparado, acidentalmente, por um soldado que limpava seu fuzil, a acertou e a mesma faleceu no local. 

Após a morte da menina Bela, uma cruz foi instalada no Trapiche Ganhamoroba. Após a construção da capela de Bela, fiéis agradeciam os “milagres” com ex-votos [do latim Votum (coisa prometida) ou Votivus (prometido por voto)], que eram as réplicas de pernas, braços, cabeças, casas e diversos objetos que representavam o pedido atendido. A Igreja Católica Apostólica Romana não reconhece a santidade de Bela. 

Desde então, a festa, que integra o calendário cultural do município, é celebrada no dia 15 de novembro, com apresentações culturais, celebrações religiosas, parque de diversões e shows de bandas locais e nacionais. 


Por Lohan Muller | Blog Maruim em Pauta 
Fotos: Reprodução / TV Maruim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário