A imortal da Academia Maruinense de Letras e Artes, Joelma Martins, lançou na última quinta-feira, (22), ao lado de dezessete cordelistas sergipanas, o livro ‘Das Neves às Nuvens - I Antologia das Mulheres do Cordel Sergipano. O evento aconteceu no Clube da Caixa, em Aracaju (SE). A obra narra a trajetória de cada mulher no universo do Cordel.
O nome da obra é uma referência a escritora Maria ‘das Neves’ Batista Pimentel, primeira mulher cordelista que se tem notícia. A produção dela começou em 1938, mas era assinada com o nome do esposo, Altino Alagoano. Para as organizadoras, este é uma pedra angular de uma construção permanente que busca, nas partículas das lidas femininas.
Perfil
Joelma Ferreira Martins Santos, filha de José Martins Santos e Clareunice Ferreira Martins, nasceu em Maruim no dia 16 de março de 1970. É Licenciada em Letras Português (UNIT) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UFS). Cordelista. Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior e Gestão Educacional. Bibliotecária do Gabinete de Leitura de Maruim. Funcionária pública municipal. É imortal na Acadêmica Maruinense de Letras e Artes, ocupa a cadeira Nº 8, cujo a patrona é Josilda de Mello Dantas.
*Da Redação | Blog Maruim em Pauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário