Com a proximidade do inverno, que se inicia no dia 21 de junho, o clima em Sergipe começa a ficar mais frio e com chuvas mais frequentes. De acordo com o Centro de Meteorologia de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), essa condição climática pode durar até o mês de setembro.
Até a próxima sexta-feira (22), a previsão é de índices de chuva bem consideráveis, da Grande Aracaju até a região Centro Sul, espera-se em torno de 100 ml durante os cinco dias, sendo 20 ml por dia.
Nas demais regiões do estado também deverá chover, com índices de precipitação bem elevados, chegando aos mesmos 20 mm. Com isso, a tendência é que o São João seja com fortes chuvas.
A chuva que acontece em Aracaju, e que ficou mais frequente desde o final de semana, é decorrente de massas mais frias com efeito advectivo – termo empregado para o movimento horizontal, em particular para massas de ar – que antes não ocorria devido a um bloqueio de alta pressão que predominou durante todo o mês de maio na região.
“Decorrente da subsidência e do movimento de chuvas que estavam muito intensas na região do Norte/ Nordeste. Como o sistema já se dissipou, temos a possibilidade da incursão das frentes, que não existindo bloqueio, elas ficam do Nordeste da Bahia, pegando Sergipe e Alagoas, provocando essas chuvas típicas da estação de inverno e de incursão de sistemas frios”, disse o meteorologista Overland Amaral.
Com relação à distribuição de chuvas no inverno, há a possibilidade de se prolongar até setembro, o que é considerado nova tendência no período, tendo em vista que não terá anomalias climáticas para bloquear as nuvens carregadas.
De acordo com a previsão, as temperaturas tendem a ficar mais baixas a partir de agora no estado, chegando aos 21°C, 19°C e 17°C em algumas regiões. Entre julho e agosto, as regiões do Aagreste e Sertão devem ficar mais frias, com temperatura mínima em torno de 14 a 15°C. Já na capital, as mínimas podem oscilar entre 19°C e 20°C, as máximas entre 27 e 28°C e temperatura média de 24 e 25°C.
Fonte: F5 News
Nenhum comentário:
Postar um comentário