APESAR DE TUDO...VOCÊ CHEGOU!
E com você a alegria de contemplar sua graciosidade diante da diversidade humana;
E com você a certeza de que podemos suportar tudo, pois acima de tudo somos brasileiros, nordestinos, sergipanos e maruinenses cabras de peias.
E com você a confiança no amor que temos àqueles que de fato merecem o nosso amor.
E com você o pé de moleque, a canjica, a pamonha, a fogueira, o forró, as quadrilhas juninas, Luiz Gonzaga, e muito mais...
E com você as incertezas ora chuva, ora sol, ora calor, ora tristeza, ora alegria, ora...ora...
MAS VOCÊ CHEGOU .... AINDA....
Trazendo a firmeza de que podemos sonhar, acreditar, amar, sorrir e até chorar, pois mesmo que alguém queira afirmar que não temos motivos algum para isso; podemos acreditar que existam caminhoneiros que mesmo sem entender muito de leis e política sejam capazes de ferir um gigante, podemos ver no brilho do olhar de uma criança que é possível sorrir e é possível acreditar no outro, que existam jovens que apesar de irem ao fundo do poço, conseguem dar a volta por cima, levantar-se e ajudar outros a levantarem também, é possível ver numa mãe a certeza de que seu é inocente e bom mesmo que este esteja perdido em meio a uma enorme multidão de outros que se assemelham a si, e ela encontrando nele uma luz que não se apaga, consegue acender suas esperanças e fé.
MAS VOCÊ CHEGOU.... E....
Nos encontrou ainda acreditando que um dia o Brasil será o país das maravilhas;
Que os políticos um dia serão nossos verdadeiros representantes;
Que teremos uma saúde para todos, uma educação para todos, terá moradia para todos,
Segurança e lazer pois afinal não somos de ferro.
Que seremos capazes de seguirmos uma seta bastante legal: ver, ouvir e sentir
Vendo enxergaremos o outro, nele saberemos que nada somos apenas uma folha levada ao vento sem rumo certo, precisando de algo maior para conduzir e nos segurar quando cairmos.
Ouvindo aprenderemos que mesmo vendo, devemos ouvir seus anseios, seus ensinamentos e experiências retirando delas aquilo que nos elevam e nos tornam mais humanos e fraternos.
Sentindo podemos analisar o que vimos e ouvindo e preparar os passos rumo a novos horizontes, além de nos tornar sábios diante dos tolos, luz em meio escuridão, amor em meio a violência e falta de Deus.
No começo era apenas mais um mês do ano, porém ele é muito mais é junho dos caminhoneiros ousados e fortes, dos que estão sem lar, dos que estão nas ruas, nas calçadas, na cracolândia, na mãe que perdeu seu filho ou sua filha para as drogas, dos que estão nos hospitais a espera de leitos vagos, de remédios, de transplantes, de aparelhos que os ajudem no controle de suas doenças, na dúvida em saber em quem devemos votar, em quem de fato merece nossa confiança e muito mais.
É junho da alegria, da espera da copa, das eleições, do esquecimento de todos os nossos problemas. Vamos então comemorar nosso mês com a dignidade que ele merece.
Um abraço!
| Joelma Martins é Licenciada em Letras Português (UNIT) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UFS). Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior e Gestão Educacional. Escritora, Cordelista, Bibliotecária do Gabinete de Leitura de Maruim e imortal na Acadêmica Maruinense de Letras e Artes, ocupa a cadeira Nº 8, cujo a patrona é Josilda de Mello Dantas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário