10 de dezembro de 2013

Dormindo com o inimigo




No último domingo (8), um assassinato brutal chocou a cidade de Maruim, a 30 km da capital sergipana. A vítima, Ana Cláudia Oliveira, 28 anos, foi morta a golpe de faca em via pública pelo ex-marido, Marcos dos Santos Souza, que segundo, a delegada Mariana Amorim, continua foragido. 

Os depoimentos já foram colhidos com parentes e testemunhas que atestam que antes da vítima ser golpeada, ela teria sido perseguida dentro de um show ocorrido na noite do sábado (7), no Clube Municipal da cidade, onde resultou na expulsão do ex-marido, ele então esperou a saída da vítima para assassiná-la. 

Ainda de acordo com a delegada de Maruim, uma vez que não houve flagrante do delito, o Poder Judiciário será comunicado sobre o caso.


Por outro lado


Por onde anda Maria da Penha? 


A lei fala em apoio psicológico, mas, a família em crise continua desassistida, a lei também fala em casas de acolhimentos, mas, quando enfim a vítima enfrenta seus medos, enfrenta o preconceito da sociedade e decide denunciar o agressor pra onde ela volta com o BO na mão? 


Para casa do agressor, e para onde mais ela iria, se ela tem filhos e na maioria das vezes depende financeiramente de seu companheiro. A lei também fala de medidas protetivas, mas, o Estado não tem um policial para garantir a integridade e a vida de cada mulher que denuncia.  

A lei cada vez mais se releva impotente.

Porque a violência começa bem antes do primeiro tapa, da agressão verbal, vem de lá atrás da forma que nós somos educados, de como são feitas as escolhas dos parceiros,  de como se começa a educação dos filhos e filhas. 


A Lei não resolve e não resolverá o que cabe a nós resolver.   


Por Lohan Muller 

Nenhum comentário:

Postar um comentário