Professores contratados do município de Maruim (SE), a 30 km da capital sergipana, estão sem receber os salários há quatro meses, segundo profissionais que procuraram o Blog Maruim em Pauta nesta quinta-feira (26). De acordo com eles, que preferiram não se identificar, o pagamento é feito com recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que é repassado todos os meses à prefeitura.
"Estamos há quatro meses sem receber salários. Muitos professores como eu, que renovei contrato, possuem ainda três meses do contrato anterior em atraso. Fica difícil trabalhar desse jeito, eles não dão nenhuma justificativa, desabafa um professor.
Uma professora que mora em Aracaju e se desloca todos os dias a uma escola municipal na periferia da cidade, relata não ter mais dinheiro da passagem para vim trabalhar.
"Eu pego ônibus coletivo e o intermunicipal todos os dias, faça chuva ou faça sol, tudo por amor à profissão e aos meus alunos. Mas sinceramente estou pagando pra trabalhar", reclama.
De acordo com ela, professores que lecionam nos povoados já reduziram a carga horária, e não descartam uma paralisação nos próximos dias.
"O recurso do Funbeb chega todos os meses chega na conta da Prefeitura, não tem justificativa para tantos atrasos. Pediremos apoio ao nosso sindicato e vamos nos mobilizar", afirma.
O Blog Maruim em Pauta, apurou atrasos de salários de outros profissionais da educação como: porteiros, serventes e serviço gerais nas escolas.
O Blog Maruim em Pauta, apurou atrasos de salários de outros profissionais da educação como: porteiros, serventes e serviço gerais nas escolas.
Da Redação | Blog Maruim em Pauta
Foto: Reprodução / Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário