5 de maio de 2016

Maruim, 162 anos: Viva o povo maruinense

Rio Ganhamoroba (Foto: Carlos Aristóteles)

Nasce mais um dia na cidade que celebra a luz. Nas águas do rio Ganhamoroba o sol chega tingindo de prata mar o caminho por onde um dia o Imperador passou. O seu brilho ilumina a vegetação nativa e revigora quem entra e sai das embarcações que ficam atracadas às margens do afluente do rio Sergipe, em busca do seu sustento. Chega despertando do sono uma gente com fome de viver, que anda a pé ou do que tiver. De essência forte como nossas terras férteis, que tudo faz florescer. De sorriso bondoso e coração hospitaleiro herança do nosso povo desde os primórdios. 

Sim, a pequena notável continua pulsante! 


Rua Barão do Rio Branco (Foto: Maruim.net)

Há 162 anos foi fundada a cidade de Maruim em Sergipe, no Nordeste Brasileiro, pioneira em casas comerciais do Estado, considerada a mais desenvolvida antes da escolha de Aracaju como a capital. Ao longo de sua história, a cidade foi crescendo sem perder o reflexo de um passado glorioso eternizado nos livros custodiados no Gabinete de Leitura, guardião da história dos maruinenses e sergipanos. 


Igreja Matriz de Senhor dos Passos (Foto: A8SE)
Nos prédios, igrejas, monumentos, ruas e casarões que sobrevivem além do tempo, sob o contraste do novo tempo que chega. 

Da literatura à culinária, da religiosidade ao espírito empreendedor de nossa gente. A cidade pulsa! Em todos os sentidos! Da zona rural à zona urbana, os bairros e povoados se desenvolvem deixando para trás o título de cidade pacata. As ruas e avenidas ganharam movimento com o intenso trânsito e dos passos apressados dos que todos os dias saem à luta para sobreviver, quebrando o silêncio da cidade típica do interior. Mas ainda é possível ver no olhar dessa gente que senta à porta de casa para descansar, que o tempo pode passar menos rápido, basta querer e sentir.

Vista panorâmica da Praça Matriz (Foto: Paulo Cortez)

Quem vive em Maruim, conhece todas essas peculiaridades e personalidades que já fazem parte da nossa história seja no esporte, política, cultura, comunicação, comércio e até mesmo no anonimato. 

Maruim, aos 162 anos, se renova diariamente. Em cada curva, em cada encontro, em cada um. 

Começa mais um dia. 



|Lohan Muller é estudante de Comunicação Social - Jornalismo. Repórter no Portal SE Notícias e Assessor Especial de Comunicação no Governo de Maruim. Há 3 anos escreve para o Blog Maruim em Pauta informações do cotidiano, denúncias e curiosidades da cidade que tanto colaborou para o desenvolvimento de Sergipe.| 





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Maruim nunca havia sido retratada com tanta verdade e paixão antes. Ao ler o seu texto eu pude ver escrito tudo que eu sinto por essa cidade e nunca consegui colocar em palavras. Você tem o dom de tranformar uma paixão, em um texto sério e informativo. Parabéns pela crônica incrível, Lohan. Parabéns, minha cidade amada!

    ResponderExcluir