13 de março de 2014

Superlotação em ônibus escolar de Maruim impede alunos de voltar para casa



A superlotação no transporte escolar do município de Maruim tem obrigado os alunos dos cursos técnicos a esperarem até às 23h por uma topic que é cedida aos professores que fazem rota Maruim/Aracaju ou utilizarem o transporte público para voltar para o município. Segundo informações passadas por estudantes a decisão que veio da Secretaria de Educação de Maruim na última quarta-feira 12, informava que 15 estudantes dos cursos do nível técnico cederiam seus lugares para os de nível superior que voltavam das férias, com isso a volta dos estudantes para a cidade ficaria por conta da topic que transporta professores.

Em relato ao Blog Maruim em Pauta os estudantes excluídos disseram que foram ironizados por funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Maruim. “Se não quiserem esperar a topic que passa às 23h durmam no relento ou então sigam correndo para rodoviária velha” relatou uma estudante técnica. 

Os estudantes estão inconformados com a posição da secretaria de privilegiar somente um nível e dizem que estão correndo risco de serem alvos de marginais pelo o horário que passa o transporte. “É capaz de algo ruim nos acontecer, sozinhos e no relento e nesse horário de 23h então é muito perigoso. Queremos que acabem os privilégios e aumentem a frota de ônibus” disse uma estudante. 

Ainda segundo a estudante a ação impensada da Secretaria de Educação da cidade está causando desestímulo nos estudantes que na maioria deles trabalham pelo dia e à noite estudam e sem a segurança devida eles não querem arriscar. A estudante questionou ainda o porquê de tantos cadastros se já não tinha vagas disponíveis no transporte. “Eu nunca passei por tanta vergonha como nesse episódio, chego cansada do trabalho, vou para o curso e ainda sou obrigada a descer do ônibus, a coordenação deveria avisar antecipadamente as mudanças”. desabafou a estudante.   

Como forma de protesto os “alunos excluídos” do transporte escolar que esperavam a única opção para voltarem aos seus lares através da topic ascenderam velas, no ponto em que esperam o transporte escolar na Rua Estância em Aracaju, pedindo luz e solução porque o lugar vive às escuras constantemente o que impossibilita mais ainda a permanência deles todos os dias à espera do transporte. 



Na noite da última quinta-feira 13, aproximadamente 15 alunos voltaram para o município pela topic que é cedida aos professores que lecionam em Maruim, mas, moram em Aracaju. Atualmente 25 alunos frequentam este curso que fica situado na Rua Maruim, 587 no centro da capital sergipana. 


Por outro lado 

A Prefeitura Municipal de Maruim informou através de nota divulgada neste sábado 15, que tomou a devida providência em relação à regularidade do horário de saída do transporte de Aracaju e ressaltou ainda que o transporte já foi normalizado deste a última sexta-feira, 14. 


* A matéria foi atualizada neste sábado 15, para informações da nota da PMM.

Outras fotos: Rua Estância, Aracaju-SE  


 
"As velas foi a nossa forma de protesto uma forma de mostrar que precisamos LUZ e SOLUÇÃO" - disse estudante



Por Lohan Muller 

Fotos: Bibi Smith, Ricardo Elias e Thássia Regina 



Nenhum comentário:

Postar um comentário