Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, um marco na luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, racismo e desigualdades, a União de Negros pela Igualdade (Unegro) em Sergipe e o Grupo Crespas Por Amor, realizam no dia 23 de julho, das 09h às 16h, na Escola Municipal São José, em Maruim (SE), o evento MULHERES NEGRAS: Identidade e poder.
O objetivo é promover uma reflexão sobre a luta e as condições de vida das mulheres negras na sociedade, além de contribuir para o seu empoderamento dando visibilidade às suas manifestações culturais. Para a integrante da Unegro, Leanna Santos, é o reconhecimento de que há muito a ser feito para a diminuição das desigualdades que acometem essa população que, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são as maiores vítimas.
"As mulheres negras estão na base da pirâmide social. Segundo dados do Ipea, dentre outras informações, as mulheres negras são as maiores vítimas de violência; estão em maior número com baixa escolaridade; são as maiores vítimas de morte materna", lamentou.
No Brasil, o Dia Nacional da Mulher Negra é celebrado todo dia 25 de julho. A data foi instituída pela Lei nº 12.987/2014, inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, criado, em 25 de julho de 1992, durante o primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana, como um marco internacional da luta e resistência da Mulher Negra no mundo.
A programação conta com várias atividades como rodas de conversas sobre estética negra, injúria racial e racismo; cuidados com o cabelo crespo; transição capilar; cuidados e maquiagem para a pele negra; oficina de turbantes; apresentação de capoeira; pintura; e o lanche compartilhado.
O diferencial neste movimento é que ele contará com um espaço para as crianças, fazendo com que o encontro seja inclusivo para as mamães negras que gostariam de participar do evento e não tem com quem deixar seus filhos e filhas.
Este evento conta ainda com o apoio de Victor Medrado, Academia RJD Fitness, Alex Gás e Água e Prefeitura Municipal de Maruim.
*Do Blog Maruim em Pauta, com informações da Unegro
Nenhum comentário:
Postar um comentário