Foto: Ascom |
As rendeiras do município de Maruim participaram na noite desta quarta-feira, 26, do lançamento do Catálogo de Produtos da Renda Irlandesa em Sergipe. O evento promovido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ocorreu no átrio do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju (SE).
De acordo com a Superintendente do Iphan em Sergipe, Terezinha Oliva, o objetivo do catálogo é preservar e incentivar a confecção de renda irlandesa. “Este material foi o resultado de um trabalho que envolveu diversos setores de diferentes esferas”, destacou.
A Renda Irlandesa, no município, é desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), através da Associação de Renda Irlandesa, Arte e Talentos de Maruim (Ariatam). A rendeira Natália Menezes destacou o trabalho desenvolvido todos os dias na Associação. “A participação no catálogo consolida o reconhecimento da Renda Irlandesa no município e no Estado”, destacou.
Para o secretário municipal de Cultura, Gilton Rezende, o município será o maior beneficiado com a participação no catálogo. “Com este canal a renda irlandesa atravessará fronteiras”, comemorou.
Além de Maruim, rendeiras de Divina Pastora e Laranjeiras colocaram seus produtos em exposição. A solenidade contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, da presidente da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), da secretária municipal de ação Social, Habitação e Trabalho, Tânia Maynart, da Coordenadora do Cras de Maruim, Amanda Santana, além de outras autoridades dos municípios de Divina Pastora e Laranjeiras.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário