Por Lohan Muller
Nesta terça-feira 21, um dos maiores símbolos do catolicismo em Maruim, a Igreja Matriz de Senhor dos Passos celebra o aniversário de dedicação que aconteceu há nove anos, sendo presidida pelo então Bispo Auxiliar de Aracaju Dom Dulcênio Fontes Matos. Os louvores são rendidos também ao padroeiro oficial da cidade Senhor dos Passos no seu 176º novenário que teve início no último dia 12.
Para toda a população maruinense é de uma enorme alegria celebrar o seu padroeiro no Magnífico e Suntuoso templo da cidade. Concluída 1862, a Igreja Matriz de Maruim foi construída no estilo clássico barroco. Duas torres revestidas de cerâmicas portuguesas; um relógio doado pelo cônsul alemão Otto Schramm; O altar-mor e a nave central com pintura do artista sergipano Capitão Joaquim Felipe de Santana são alguns dos elementos que constituem o acervo principal do Patrimônio Histórico e Artístico de Sergipe. Ela é o único monumento na cidade tombado pelo governo do Estado, através do decreto de N. 4.988, de 1981.13. A igreja do Senhor dos Passos em 1860 recebeu a visita da família real brasileira, onde participaram da Santa Missa. Depois da Santa Missa, D. Pedro II, como de costume, examinou a igreja, subiu ao altar-mor, donde levou algum tempo a observar tudo. Criterioso, o imperador achou perfeito o trabalho do entalhador.
A igreja é um dos mais importantes monumentos religiosos do nosso estado, e que até hoje é o principal local de adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo na histórica cidade.
Patrimônio Nacional
Em maio de 2013 o arquiteto Cléber Rocha, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou uma visita técnica à igreja, acompanhado do prefeito de Maruim, Jeferson Santana; do administrador paroquial, o Pe. Paulo Sales; e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende.
Na ocasião o arquiteto afirmou que existe um processo de avaliação, dos órgãos responsáveis, para o tombamento da Igreja Matriz de Maruim, e que a Paróquia Senhor dos Passos pode ser notificada sobre a decisão, que visa proteger o bem cultural, evitando a sua destruição e descaracterização.
A partir do Decreto nº 4.988, de 25 de abril de 1981, do Governo do Estado de Sergipe, a Igreja Matriz de Maruim foi tombada e incorporada ao patrimônio estadual.
Feriado
O feriado municipal foi estabelecido em 06 de janeiro de 1937 pelo então prefeito de Maruim, Gonçalo Rolemberg do Prado.
Confira a Lei na íntegra:
Lei Municipal nº 08
O Prefeito Municipal de Maroim*, no uso de suas atribuições legais, resolve sancionar a lei seguinte:
Art. 1º. Fica o Prefeito Municipal autorizado a decretar feriado o dia vinte e um de janeiro de 1937 em homenagem ao primeiro centenário da criação da Paróquia de Maroim, cuja data será comemorada condignamente pelos habitantes deste município.
Revogam-se as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Maroim, seis de janeiro de 1937.
Gonçalo Rolemberg do Prado - Prefeito
Tancredo Jambeiro Gomes – Secretário
* Maroim, antiga grafia da cidade de Maruim
Fonte: AGUIAR, Joel. Traços da História de Maroim. 2. ed. Aracaju: Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, 2004. p. 43.