31 de janeiro de 2014

Homem é morto após tentar assaltar residência no Alto da Boa Vista




Um homem foi morto com quatro tiros no último dia 31, por volta das 23h após tentar roubar uma residência no Alto da Boa Vista, Bairro São José em Maruim. As primeiras informações são que o dono reagiu ao princípio de assalto disparando vários tiros contra o meliante. A Polícia Militar e o IML se direcionou para o local do crime. 

O nome do meliante, e outras informações do crime ainda não foram divulgadas pela polícia. 


Foto Exclusiva do Maruim em Pauta 

28 de janeiro de 2014

Governo conclui acessos da ponte do Lachez em Maruim


Há alguns dias a comunidade do bairro Lachez vem utilizando a nova ponte sobre o rio Ganhamoroba, entre o bairro Lachez e a Praça José Coronel de Faro, conhecida como praça da Feira, no município de Maruim, distante 30Km da capital sergipana. A conclusão dos acessos permitiu também o tráfego de veículos e ciclistas. A obra foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, (Seinfra) por intermédio da Companhia Estadual de Habitação (Cehop).
Com objetivo de garantir melhores condições nos acessos à ponte e nas proximidades da obra, o Governo urbanizou as margens do rio Ganhamoroba com calçadas e passeio, bancos e iluminação da área, criando espaço de convivência para a comunidade. São duas etapas, uma nas proximidades do mercado com 584,61 m² e a outra no bairro Lachez com 2.860,18 m².
O secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, informou que a construção da ponte foi uma determinação do então governador Marcelo Déda, que sempre teve a preocupação de acabar com as enchentes em Maruim e afirmou ainda que a Seinfra está licitando a obra de deslocamento da adutora que passa pela ponte antiga, para que a mesma possa ser demolida.
Em relação à urbanização feita às margens do rio, o secretário ressalta que a cidade ganhou um novo local de lazer e uma pequena praça, onde os moradores poderão se reunir para se divertir.
Além da construção dos acessos, o Governo recapeou com asfalto as ruas próximas à ponte, entre elas a área em frente ao Estádio Gonçalo Prado e na outra margem do rio a rua Lachez de Baixo e a Praça São Pedro.
Para Maria Claudina da Silva, que comercializa há cinco anos na praça da Feira e reside há 55 no município, a pavimentação das ruas de acesso ao bairro Lachez bem como a construção da nova ponte gerou melhoria para a cidade e beneficio à comunidade, valorizando ainda mais o comércio local.
A dona de casa Janícia Viana reside no bairro Lachez há mais de 20 anos, e tem a mesma opinião da comerciante e acrescenta ainda que a urbanização melhorou a área. “É mais um espaço para o lazer da comunidade do Lachez”, disse e acrescentando que as ruas eram esburacadas e o asfalto trouxe melhoria e movimento”, concluiu a dona de casa.

Agência Sergipe de Notícias

25 de janeiro de 2014

Policiais militares prendem traficante em Maruim



Policiais militares da 3ª Companhia do 2º Batalhão prenderam na madrugada deste sábado, 25, Daniel Castro por conta de envolvimento com o tráfico de drogas.

A prisão foi registrada no município de Maruim e na oportunidade os militares encontraram com Daniel R$ 1.500,00 em dinheiro além de um rifle calibre 38, 15 cápsulas contendo cocaína e mais cerca de 50 cápsulas vazias, pedras de crack, 25 papelotes de maconha, uma espingarda de pressão e uma balança de precisão.

Todo material foi recolhido e encaminhado juntamente com Daniel para a Delegacia Plantonista, onde foi lavrado o flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. 








Com informações da SSP/SE 



20 de janeiro de 2014

Dia 21 de Janeiro: Feriado em Maruim

Por Lohan Muller 

Nesta terça-feira 21, um dos maiores símbolos do catolicismo em Maruim, a Igreja Matriz de Senhor dos Passos celebra o aniversário de dedicação que aconteceu há nove anos, sendo presidida pelo então Bispo Auxiliar de Aracaju Dom Dulcênio Fontes Matos. Os louvores são rendidos também ao padroeiro oficial da cidade Senhor dos Passos no seu 176º novenário que teve início no último dia 12.

Para toda a população maruinense é de uma enorme alegria celebrar o seu padroeiro no Magnífico e Suntuoso templo da cidade. Concluída 1862, a Igreja Matriz de Maruim foi construída no estilo clássico barroco. Duas torres revestidas de cerâmicas portuguesas; um relógio doado pelo cônsul alemão Otto Schramm; O altar-mor e a nave central com pintura do artista sergipano Capitão Joaquim Felipe de Santana são alguns dos elementos que constituem o acervo principal do Patrimônio Histórico e Artístico de Sergipe. Ela é o único monumento na cidade tombado pelo governo do Estado, através do decreto de N. 4.988, de 1981.13. A igreja do Senhor dos Passos em 1860 recebeu a visita da família real brasileira, onde participaram da Santa Missa. Depois da Santa Missa, D. Pedro II, como de costume, examinou a igreja, subiu ao altar-mor, donde levou algum tempo a observar tudo. Criterioso, o imperador achou perfeito o trabalho do entalhador.

A igreja é um dos mais importantes monumentos religiosos do nosso estado, e que até hoje é o principal local de adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo na histórica cidade.  

  

Patrimônio Nacional 

Em maio de 2013 o arquiteto Cléber Rocha, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou uma visita técnica à igreja, acompanhado do prefeito de Maruim, Jeferson Santana; do administrador paroquial, o Pe. Paulo Sales; e do  secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende. 

Na ocasião o arquiteto afirmou que existe um processo de avaliação, dos órgãos responsáveis, para o tombamento da Igreja Matriz de Maruim, e que a Paróquia Senhor dos Passos pode ser notificada sobre a decisão, que visa proteger o bem cultural, evitando a sua destruição e descaracterização. 

A partir do Decreto nº 4.988, de 25 de abril de 1981, do Governo do Estado de Sergipe, a Igreja Matriz de Maruim foi tombada e incorporada ao patrimônio estadual. 



Feriado 



O feriado municipal foi estabelecido em 06 de janeiro de 1937 pelo então prefeito de Maruim, Gonçalo Rolemberg do Prado.

Confira a Lei na íntegra: 

Lei Municipal nº 08

O Prefeito Municipal de Maroim*, no uso de suas atribuições legais, resolve sancionar a lei seguinte:

Art. 1º. Fica o Prefeito Municipal autorizado a decretar feriado o dia vinte e um de janeiro de 1937 em homenagem ao primeiro centenário da criação da Paróquia de Maroim, cuja data será comemorada condignamente pelos habitantes deste município.

Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Maroim, seis de janeiro de 1937.

Gonçalo Rolemberg do Prado - Prefeito
Tancredo Jambeiro Gomes – Secretário

* Maroim, antiga grafia da cidade de Maruim


Fonte: AGUIAR, Joel. Traços da História de Maroim. 2. ed. Aracaju: Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, 2004. p. 43.

Assaltos contínuos




Segue sem controle as ações de bandidos que furtam a população maruinense, eles debocham de nós, da Polícia, da Justiça. Já não têm freio moral - aquele dispositivo que nos impede de fazer tudo por impulso, sem pesar as consequências dos nossos atos, sem se colocar “no lugar dos outros” e cada vez mais se orgulham do “status” de ser quem são. 

Na noite do último sábado 18, um jovem foi abordado por assaltantes nas imediações da Agência da Caixa Econômica Federal, sem puder reagir, ele teve seus pertences levados. Ainda no sábado, pela manhã um carro foi furtado no comércio da cidade. Enquanto não houver acordos sérios entre as polícias do Estado nenhum cerco de captura terá sucesso, a população cansou dessa “Operação enxuga gelo”, será preciso acontecer um roubo seguido de morte para acordarem para situação de risco que vivemos? 

Bandidos debocham a cada dia porque, mesmo quando estão presos, sabem que, logo logo, estarão de volta para rir mais uma vez da nossa desgraça. Lidamos com mentes vazias, pessoas que já não tem nada a perder, que seus ídolos são outro bandidos e seu futuro é ser marginais.  



Por Lohan Muller 

18 de janeiro de 2014

PRF registra dois acidentes na BR-101 um deles próximo à Maruim



A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe (PRF) registrou nas últimas horas dois acidentes nas rodovias que cortam o Estado. As colisões ocorreram nas cidades de Maruim e Capela, no Leste sergipano. Não houve registro de vítimas graves.

Por volta das 6h20 deste sábado, 18, um veículo de passeio capotou na BR 101 nas imediações de Maruim, município distante 30 km de Aracaju. Segundo informações da PRF, a motorista aproximadamente 44 anos, seguia em um Corsa Sedan de placa MVA 8439, do município de Santo Amaro das Brotas, para Aracaju, quando em um momento de distração, perdeu o controle do veículo que veio a capotar. No momento do acidente, a motorista estava sozinha no veículo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima ao Hospital da cidade de Rosário do Catete. Ainda segundo informações da PRF, a mulher sofreu algumas escoriações classificadas como leves.

Capela

Na BR 101, em Capela, município distante 67 km da capital, uma colisão envolvendo dois veículos de passeio foi registrada às 6h40 deste sábado, 18. Não houve vítimas feridas no acidente. 


Com informações do Portal de Notícias Infonet 
Foto: Seguidor do Portal SE Notícias 

17 de janeiro de 2014

Sem poder contar com o estádio Vavazão em Maruim, Francão sediará a Copa do Nordeste


Na impossibilidade de poder contar com o estádio Vavazão, na cidade de Maruim nos próximos 45 dias, os dirigentes do Sergipe tiveram que escolher uma praça de esportes alternativa, para os jogos contra Vitória e América, pela Copa do Nordeste, uma vez que contra o Confiança, os dois jogos serão no Presidente Médici, o primeiro deles já no próximo sábado 18, às 20h30.

Nesta quinta-feira 16, o presidente do time rubro, Reinaldo Moura e o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Carivaldo Souza, optaram pelo estádio Augusto Franco, na cidade de Estancia. A princípio, o jogo do dia 26, contra o Vitória-Ba já está confirmado para essa praça de esportes, o que pode acontecer também com o jogo contra o América-RN.

- A escolha foi feita em conjunto com Reinaldo Moura, considerando que o Francão é uma praça que oferece condições de conforto e segurança ao torcedor, o povo de Estancia gosta de futebol e sabe receber as equipes visitantes. Assim, escolhemos o Francão para o jogo contra o Vitória e já comunicamos à CBF, que nos cobrava uma breve resposta, disse Carivaldo Souza.

Fora do gramado – Por outro lado, o presidente Carivaldo Souza informou que recebeu nesta quinta-feira, um comunicado da CBF, informando que os jogos promovidos por aquela entidade em qualquer estádio do Brasil, não permite a presença de repórteres e fotógrafos dentro do gramado antes, durante e depois das partidas.

- Tem sido assim em todo o Brasil e agora será também na Copa do Nordeste. Dessa forma, vamos informar ao presidente da ACDS, Roberto Silva, para que faça o comunicado aos seus associados, de que os repórteres e fotógrafos poderão trabalhar na pista, no entanto sem acesso ao gramado. Os árbitros cumprirão a determinação da CBF”, informou Carivaldo Souza. 


Fonte: Federação Sergipana de Futebol

Polícia Militar prende homem portando drogas em Maruim




A Polícia Militar de Sergipe, através do 2º Pelotão da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar, prendeu Luiz Israel Nascimento, vulgo ‘Cabeludo’, que transitava em uma motocicleta na companhia do filho de seis anos, portando drogas e arma de fogo, na rodovia SE-216, que liga os municípios de Maruim e Santo Amaro. O homem foi detido por volta das 11h desta quinta-feira, 16.

A guarnição formada pelo sargento Ailton e o cabo Ednaldo realizava o patrulhamento da área, quando desconfiou do motociclista conduzindo uma moto Honda CBX 250 Twister de cor amarela e placa IAC 4857, com um garoto de seis anos na garupa. Foi dada voz de parada, mas a ordem foi desobedecida pelo condutor, que tentou fugir desfazendo-se de um pacote, verificado, posteriormente, tratar-se de maconha.

A guarnição seguiu o homem, que entrou por um canavial, em poder de uma arma de fogo. Adiante, o suspeito foi alcançado, porém a arma de fogo não foi encontrada. Ele foi conduzido à Delegacia de Laranjeiras para adoção de providências. 



Foi encontrado Maconha com o condutor da Honda CBX 250 Twister 



Com informações da Polícia Militar do Estado de Sergipe 

16 de janeiro de 2014

Rendidos pela bandidagem



Os marginais já se sentem em casa e por dentro de toda realidade caótica que o policiamento da cidade de Maruim enfrenta. Na última quinta-feira 16, por volta de 20h30h eles voltaram a agir desta vez na Avenida do Conjunto Albano Franco em uma moto CG 150 preta onde abordaram dois jovens levando um aparelho celular e um notebook das vítimas. 

Desde primeiro de janeiro soma-se 16 ocorrências até agora, além de registros de pequenos delitos e princípio de arrastões. Para uma população estimada em 15.850 habitantes, dois policiais e um comandante por turno na cidade é insuficiente quando o recomendado é de dois policiais para cada 500 habitantes. 

O Brasil, o Estado, a Cidade que vivemos se transformou numa zona de guerra onde só um dos lados está armado: o dos criminosos. As pessoas de bem não tem o direito de se defender, e se tem quem possa executar essa defesa não é cumprida, por diversas razões acredito, uma delas são mais investimentos em segurança pública. 

Com um povo indefeso e totalmente rendido, à bandidagem se ostenta se ousadia e se torna cada vez mais violenta.

   

Por  Lohan Muller 

Imprudência: Acidente entre corolla e micro-ônibus deixa dois feridos em Maruim


Um grave acidente entre um micro-ônibus e um corolla, deixou pelo menos duas pessoas feridas, na tarde desta quinta-feira (16), no trevo da cidade de Maruim, distante 30 Km da capital sergipana. De acordo com informações de um policial da delegacia de Maruim, o corolla com placas de Curitiba, trafegava na BR-101, sentido Rosário do Catete/Aracaju, quando foi surpreendido pelo micro-ônibus, que saia de Maruim. 

A colisão aconteceu por volta de 15h30 e o condutor Wellington Gonçalves de 43 anos saiu ileso mas, a sua companheira Andreza Oliveira 18, teve lesões no ombro esquerdo e em um dos joelhos, já a sua irmã Aline Oliveira 12, machucou a boca e teve uma queda de pressão. As vítimas do Estado de Mato Grosso que voltavam das férias em Recife foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento Nossa Senhora da Boa Hora em Maruim onde foram medicadas e no fim da tarde foram liberadas. 


Por Lohan Muller 

Fotos: João Carlos - Seguidor do Portal SE Notícias 













15 de janeiro de 2014

Município de Maruim é contemplado com um caminhão caçamba



Na manhã desta terça-feira, 14, no Parque de Exposição João Cleophas, em Aracaju, o município de Maruim, foi contemplado com um caminhão caçamba doado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que visa intensificar a recuperação das estradas vicinais e acelerar as obras de infraestrutura hídrica.

O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, recebeu a chave do veículo da mão do governador Jackson Barreto. “Fico emocionado e compartilho esta alegria com o povo de Maruim”, destacou o prefeito.

Além de Maruim, mais 56 municípios foram contemplados a partir de uma seleção que mensura a participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município; ter menos de 50 mil habitantes; possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtos registrados no município. 

O vice-prefeito de Maruim, Murilo Mota, o presidente da Câmara de Vereadores, José Souza, e os vereadores Marcos César, Arlinda Vieira, Maria Angélica e Clóvis Menezes também prestigiaram a solenidade. 


Por Ascom/Prefeitura de Maruim

14 de janeiro de 2014

Terreno aberto atrai bichos e causa insegurança em bairro de Maruim


Um terreno localizado nas proximidades da Rua Santo Antônio, bairro São José, nos fundos da Caixa Econômica Federal em Maruim está causando transtornos aos moradores e aos alunos que transitam para o Colégio Felipe e Tiago Gomes. O local está usado para o descarte irregular de entulho e se tornou criadouro de bichos peçonhentos e ponto para o consumo de drogas. Ano passado foi feita a recuperação do calçamento, porém com as fortes chuvas da época e o tráfego de veículos ele cedeu e hoje está intransitável.  

Aranhas e escorpiões, além de ratos e baratas começaram a aparecer nas residências próximas ao terreno, segundo vizinhos. “Fui aconselhada a tacar fogo nos lixos para amenizar a invasão de animais peçonhentos, animais mortos também são jogados com frequência e o mau cheiro é insuportável.” Afirmou a moradora. 

A falta de iluminação é outro problema já denunciando pelos moradores, um assalto foi registrado no segundo semestre de 2013. A vítima teve seu celular roubado quando se direcionava ao colégio por um homem que estava escondido no terreno. Os moradores cobram soluções imediatas porque o convívio se torna difícil a cada dia, a coleta de lixo acontece somente nas outras ruas e a localidade sendo esquecida e virando um lixão. "Tem vasos abandonados e estão cheios de água o que faz proliferar a dengue." Disse a moradora indignada.   
















Redação, Maruim em Pauta 

  

9 de janeiro de 2014

Bandidos assaltam ininterruptamente maruinenses



Por Lohan Müller 

Ações ininterruptas de marginais continuam assombrando a cidade de Maruim distante 30 km da capital sergipana, se com a chegada do Ano Novo foram contabilizados 10 assaltos, agora mais 3 foram registrados nos últimos dias. Um homem invadiu uma casa familiar na rua principal da cidade em pleno meio-dia e roubou o celular da vítima que estava sentada na sala de TV. Outra ação acorreu no Bairro Boa Hora, 4 homens em um veículo CELTA preto abortou uma pessoa próximo à praça da entrada da cidade e levou seus pertences. Um princípio de assalto ocorreu no último dia 8, um homem armado tentou assaltar duas jovens na porta da casa de uma das vítimas na Rua dos Correios pela noite, sem sucesso ele fugiu. Na noite de ontem 9, homens em um veículo Ford Ka preto invadiram uma residência no centro da cidade, amedrontaram as vítimas com armas e levaram dois celulares deixando as vítimas sem reação e fugiram.   

Em conversa com um Policial Militar de Sergipe, o Blog Maruim Em Pauta procurou saber o que poderia ser feito para amenizar a situação que a cidade vive. O PM Passos nos informou que “O prefeito pode fazer um ofício solicitando mais efetivo de policiais, mas, que duvidava que fosse atendido devido à falta de policiais em Sergipe”. enfatiza o PM Passos

5000 policiais atuam em Sergipe um número insuficiente para todo o Estado e suas calamitosas situações diárias, menos de 1 mil atendem todas as cidades do interior e capital, recentemente foi oficializado pelo Governador Jackson Barreto  o concurso público para a Polícia Militar do Estado, o último concurso foi realizado em 2005. São 600 vagas para soldados, sendo 540 para homens e 60 para mulheres. 

Diante de tantos investimentos em Segurança Pública como vemos que Sergipe terá que Maruim não seja esquecida, alguma coisa precisa ser feita para combater essas ações que atormentam um povo que outrora não vivia ações marginais constantes, mesmo sendo consciente que a  falta de segurança habita em qualquer lugar.

Estádio Governador Valadares em condições precárias de uso, prejudica preparação do Sergipe

O time colorado tem sofrido com a situação do estádio Vavazão em Maruim, jogadores do Sergipe estão tendo problemas musculares por conta do estado precário do gramado.



Por Neverton Matos

O Club Sportivo Sergipe iniciou a sua pré-temporada no dia 10 do mês de dezembro de 2013. Durante este período realizou alguns trabalhos em campo, utilizando o gramado do Estádio Governador Valadares, na cidade de Maruim.

Com a ausência do Estádio João Hora de Oliveira que passa por reformas, a diretoria do time colorado definiu que a sua “nova casa” seria a cidade de Maruim, utilizando o Estádio Governador Valadares, para as disputas da Copa do Nordeste e Campeonato Estadual nesta temporada, até que o Mundão do Siqueira Campos ficasse pronto.

Assim sendo, já para que os atletas pudessem ir se adptando ao gramado do Estádio Vavazão, alguns treinos com bola a exemplo de trabalho tático e coletivo foram realizados no referido estádio. O que ninguém podia imaginar, era de que a grama estivesse em condições tão precárias, estando dura e seca, proporcionando dores musculares nos atletas do Sergipe após os treinos.

Por conta deste problema quanto ao gramado, que praticamente não existe, três atletas se lesionaram e estão entregues ao departamento médico profissional do clube. A preocupação do departamento físico e técnico são grandes, com receio de que outras contusões venham a acontecer nesta reta final de preparação, para estrear na CN no próximo dia 18, no Presidente Médice, em Itabaiana.

A primeira partida oficial em que o Estádio Vavazão receberá, será pela terceira rodada da competição regional, no próximo dia 26 de janeiro entre Sergipe e Vitória da Bahia. 


4 de janeiro de 2014

Depois de assalto, suspeitos são presos



A ação de bandidos em motocicletas cresceu desde a chegada do ano novo, a população de Maruim que enfrenta desde outubro de 2013 vários assaltos está completamente desprotegida, isso porque faltam policiais na cidade, somente três fazem a segurança da população. 

Na noite de ontem sexta-feira 3, uma dupla numa motocicleta abordaram dois jovens na rua Barão do Rio Branco, uma das principais da cidade exigindo os pertences das vítimas. Antes da ação, eles tentaram assaltar uma mulher que estava sentada na calçada de sua casa. “Foi tudo rápido, quando vi ele estava perto de mim exigindo meu celular, eu disse a ele que não iria dar o aparelho, e não dei. Foi quando minha irmã que vinha perto de minha casa começou a gritar e eles assustados, fugiram”. Relata a vítima. 

A vítima disse ainda que não sabe onde conseguiu coragem já que o certo é não reagir. “Sei que agi errado, mas, cada uma reage de uma forma nessas horas, mas, a nenhum momento ele mostrou que estava portando uma arma”. Enfatiza a vítima. 

A população reclama que desde o réveillon os roubos se intensificaram e nada é feito. Na última quarta-feira 1, uma arma foi apontada para uma criança de cinco anos quando um casal numa motocicleta fazia arrastão no bairro Boa Hora. Populares reclamam ainda da ação da polícia que segundo eles privilegiam a segurança de empresas privadas.  

Suspeitos Presos 

A Polícia Militar de Maruim fez buscas pelos suspeitos do assalto ocorrido na noite de ontem 3, e encontraram uma dupla com as características que as vítimas detalharam. Eles foram encaminhados à delegacia.

Segundo os policiais eles disseram que estavam na cidade para buscar encomendas de perfumes, com eles foram encontrados um aparelho celular LG Branco. A PM acredita que esta dupla não é a única responsável pelo diversos assaltos que ocorrem na cidade. 

O Blog Maruim em Pauta entrou em contato com a Delegacia de Maruim para saber o destino dos suspeitos, desde as primeiras horas da manhã deste sábado 4, ninguém atendeu as nossas ligações. 


Redação, Maruim em Pauta 

3 de janeiro de 2014

Mãos para o alto! É um assalto!


Por: Lohan Müller

E viva 2014, viva a malandragem que só faz crescer em menos de três dias em Maruim. Primeiro foi na noite de réveillon, cinco pessoas entre elas uma criança foram assaltadas na porta de casa por um casal numa motocicleta, de lá para cá o número só cresce. Não há investimentos suficientes em segurança pública. A polícia está desmoralizada. A bandidagem sem repressão nem punição. 

Será que administração nenhuma vai entender que apesar de estacionada a cidade se transformou? Maruim, não é mesma acabou o título de cidade pacífica. É preciso agir antes que algo pior aconteça, como vemos todos os dias nos meios de comunicação diversas histórias com final triste. Para os criminosos não bastam mais tirar nossos bens - fruto do nosso trabalho, nossa segurança, nossa paz acabou o contentamento, eles maltratam e matam. Somos entregues todos os dias de bandeja a marginais, e as autoridades não nos protege, nem permite nossa defesa e continuam achando que o motivo destas atitudes é da natureza cruel dos marginais. 

Sem panos quentes, por favor! 

2 de janeiro de 2014

Casal numa motocicleta assaltam em pleno réveillon em Maruim



O ano é novo, mas as ações dos bandidos são as mesmas e continuam sem as devidas punições. Na última quarta-feira 1, durante as festividades da chegada de 2014, um casal em uma moto preta 150cc assaltaram três garotas e uma criança de cinco anos, nas proximidades do Bairro Boa Hora em Maruim. As vítimas estavam na porta de casa quando foram surpreendidas pelo casal da motocicleta que ordenou que entregassem os celulares, um dos meliantes apontou a arma para assustar as vítimas que entregou seus pertences. 

O seguidor que denunciou a ação do casal na da página “De tudo um pouco Sergipe” no Facebook relatou indignado atitude contra a criança “Em que mundo vivemos pessoal, em que além de roubarem crianças porta de casa ainda apontam arma para elas.”  

É impressionante como existem bandidos para todas as épocas, como já foi relatado em outro post neste blog voltarei a dizer: “Bandidos não informam o dia da ação”. É necessária a proteção da segurança pública com mais eficácia ou daqui para frente teremos histórias tristes, onde podem ser evitadas afinal, num país em que tudo é mais importante do que a segurança, a saúde e a educação do seu povo teremos que nos conformar mesmo a cada dia que é cada um si e Deus por nós? 





Por Lohan Müller com informações da página "De tudo um pouco Sergipe"

Esquecido, o Gabinete de Leitura de Maruim sobrevive

O mundo hoje passa por profundas transformações e de forma cada vez mais rápida, com a correria da vida quase não se tem tempo para ler, seja um jornal, uma revista, ou livros. Somos tomados por novas tecnologias que nos aprisiona cada vez mais a uma vida fácil, quem não se habituar fica literalmente para trás, é notável o quanto se perdeu em quantidade à busca pela leitura e pesquisa numa biblioteca, a começar pelas escolas que não habituam mais seus alunos a frequenta-las e sim a pesquisas rápidas ou a trabalhos prontos que na maioria das vezes o aluno também encontra na internet. 

Em Maruim, por exemplo, o Gabinete de Leitura que foi palco de grandes oradores como Tobias Barreto, Fausto Cardoso, e entre outros nomes da história de Sergipe continua mostrando sobrevivência, ultimamente além dos estudantes que em número reduzido continua frequentando, historiadores e acadêmicos de Sergipe tem pesquisado a fundo a história da cidade que já foi berço do comércio sergipano. 


Um dos historiadores pesquisa a fundo sobre a vida do alemão  Otto Schramm o grande responsável pela criação do Gabinete de Leitura de Maruim em 1877, uma instituição privada, veiculadora dos ideais liberais, abolicionistas e republicanos na época, e que se firmou pela necessidade em difundir a ideia de civilização, marcada pela instrução de um povo nas artes e na ciência. Permitindo assim a circulação de novas ideias e valores, e a difusão de obras literárias e artísticas, trazendo prosperidade moral e material para a sociedade; assim a civilização seria capaz de esclarecer o espírito, e conceder o bem estar. 

O Gabinete de Leitura de Maruim é guardiã da história e memória do povo sergipano. Contêm acervos históricos vivos da cidade e também de Sergipe, tanto enquanto Província do Império, como em Estado da Federação. 

No final do século XIX constava no catálogo do gabinete vários livros, obras normalmente editadas em Paris, Bruxelas e Lisboa como: Voltaire (1860), Rousseau (1857), Júlio Verne (1878), Michelet (1863), Balzac (1863), M. A. Thiers (1862) com a sua “História da Revolução Francesa”, Antônio Feliciano de Castilho (1863) em “Camões: estudo histórico e poético”, Frédéric Soulie (1852) com “Le Veau d’or”, I. F. da Silva e L. A. Rebello da Silva (1853) em “Poesias de Manuel Maria de Barbosa du Bocage”, Sebastião da Rocha Pitta (1880) “História da América Portugueza”, Visconde de Taunay (1896) com “Innocencia”.  


Polêmica 

Em 11 de Fevereiro de 2009, a historiadora de Minas Gerais, Cristiane Maria Magalhães, esteve em Maruim para fazer uma pesquisa de campo, mas, quando chegou ao prédio se deparou com a agência da Caixa Econômica Federal instalada dentro do Gabinete de Leitura, o que causou revolta naquele ano a historiadora mineira fazendo-a externar no seu Blog Palimpsesto Colecionadora de Palavras. Naquela época, o prédio foi cedido pelo Governo Municipal, depois de uma das enchentes que a cidade enfrentou que invadiu a sede do banco destruindo toda sua estrutura, localizada no calçadão da cidade. A historiadora denunciou o péssimo estado de acondicionamento e conservação do acervo, e também a falta de um catálogo descritivo de identificação dos livros. 

Por outro lado 

Após a saída da Caixa Econômica Federal, e o fechamento do Gabinete para reforma e em seguida sua reinauguração em 2010, tudo voltou ao normal. Em 2013, o Gabinete de Leitura completou 136 anos, uma programação dedicada à cultura e resgate da história foi apresentada pela administração atual. Séries de visitas à cidade de Maruim vêm acontecendo, a última ocorreu em 20 de Novembro quando estudantes da UFS, passaram uma manhã explorando os prédios que fazem parte da história da cidade, a busca foi por informações da propriedade canavieira e do núcleo de povoamento na região do Cotinguiba. O relatório da viagem você confere no Blog Amigos São Como Diamantes de uma das acadêmicas de história. 

Curiosidades 

*Em 1º de outubro de 1919, através do Decreto nº 3.776, assinado pelo presidente da República, Epitácio Pessoa, O Gabinete de Leitura de Maruim foi reconhecido como Utilidade Pública Federal. Desde 1992, o Gabinete de Leitura foi municipalizado pelo então prefeito de Maruim, Murilo Mota de Oliveira.   

*Cerca de 1700 livros foram doados pela Biblioteca Nacional, com sede no Rio de Janeiro e com isso houve uma ampliação no acervo desde sua reinauguração em 2010. Os livros doados pela Biblioteca Nacional foram catalogados por uma equipe especializada no mesmo ano.  



Por Lohan Muller