25 de agosto de 2014

Vestiário do Sergipe Bravos no Vavazão é invadido e furtado


O Sergipe Bravos representante sergipano na Superliga Nordeste de Futebol Americano, anda numa maré de azar. Como se não bastassem duas derrotas, em dois jogos um deles realizado pela primeira vez em Maruim (SE), contra o Recife Mariners no último dia 17, com o placar de 33 a 22, o vestiário dos competidores no Estádio Estadual Governador Antônio Carlos Valadares, o Vavazão foi alvo de assalto. 

"Estamos numa maré de azar arretada. Invadiram o nosso vestiário em Maruim e levaram todos nossos pertences." Disse o presidente e coordenador defensivo Danilo de Campos.

Ainda segundo o presidente na última sexta-feira 22, quando os atletas seguiam para a cidade de Natal, o ônibus que eles estavam foi perseguido por um carro, o motorista conseguiu desviar da tentativa de assalto ao encontrar um comboio de carretas. 

O Sergipe Bravos está em terceiro lugar no Grupo Sul e a próxima batalha será no dia 6 de Setembro, às 18h, em Maruim e o adversário será o Ceará Caçadores. 

Por Lohan Muller com informações do Globo Esporte 







PM prende condutor suspeito de embriaguez ao volante em Maruim


A Polícia Militar de Sergipe, através da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar (3ªCia/2ºBPM), prendeu em flagrante na noite dessa sexta-feira, 22, Daniel Marques de Oliveira Dantas, acusado de conduzir o veículo Renault Clio, de placa HZT 3662, em estado de embriaguez, durante ocorrência registrada no município de Maruim, distante 34 quilômetros da capital sergipana.

A ação ocorreu por volta das 23h30, quando uma guarnição policial  da 3ªCia/2ºBPM, durante patrulhamento preventivo realizado próximo à Praça Matriz, no referido município, percebeu um condutor que trafegava em um veículo realizando manobras perigosas em via pública.

Ao perceber a aproximação dos militares, o condutor do veículo Renault Clio empreendeu fuga, mas logo foi alcançado pela guarnição militar. Durante a abordagem, Daniel apresentou indícios veementes de embriaguez, como olhos vermelhos e hálito com odor etílico. Ao ser realizado o teste do bafômetro no condutor, verificou-se um teor alcoólico de 0,56mg/l, quando a nova Lei Seca estabelece o parâmetro de 0,05 mg/L [miligramas de álcool por litro de ar] permitido.

Diante da constatação da embriaguez, os policiais deram voz de prisão ao condutor, sendo o mesmo conduzido até a Delegacia de Plantonista, onde o condutor foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante. Na delegacia, foi arbitrada uma fiança no valor de R$ 1.000,00, que foi paga pelo acusado, que agora vai responder pelo crime em liberdade.

Da assessoria da SSP

22 de agosto de 2014

Lançamento do livro sobre Rosalvo Wynne Rosa Queiroz

A professora aposentada, Cléa Maria Brandão de Santana, lançou nesta quinta-feira, 21, no Gabinete de Leitura de Maruim, o livro biográfico “Rosalvo Wynne Rosa Queiroz: Um ilustrado maruinense”. A obra retrata em 189 páginas a vida daquele que segundo relatos nas páginas do livro soube dignificar o espírito empreendedor. Rosalvo Queiroz chegou a dirigir a Imprensa Oficial do Estado no final da década de 20.

A solenidade contou com a participação do presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, que destacou a importância da obra. “Participo desta solenidade literária em um salão que foi palco dos grandes discursos de Tobias Barreto, ícone da Cultura Sergipana”, relata orgulhoso.

A autora emocionada, Cléa Brandão, relatou que fez questão de lançar o livro no salão do Gabinete de Leitura, espaço de destaque no cenário cultural do Estado de Sergipe. “Aqui foi o local das conversas de Rosalvo Queiroz com os demais intelectuais da época”, garantiu.

“O evento ficará marcado no cenário cultural de Maruim. Fica um legado pela busca dos ideais ensinados por Rosalvo Queiroz”, ressaltou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende. A família de Rosalvo Queiroz também prestigiou a solenidade, a senhora Maria do Carmo Queiroz Ferreira, filha do homenageado, e seu neto, Ademar Queiroz.

A Sociedade Euterpe Filarmônica Maruinense apresentou diversas peças no evento, que foi prestigiada por diversas autoridades políticas municipais e personalidades do cenário literário.

Prestigiaram a cerimônia o prefeito de Maruim e seu vice, Jeferson Santana e Murilo Mota, respectivamente; a vereadora de Maruim, Arlinda Vieira, o vereador de Aracaju, Iran Barbosa; o pároco de Malhador, Pe. Cleberto Lima de Andrade; secretários municipais e representantes das Academias de Letras de Estância, Nossa senhora das Dores e Tobias Barreto.

Cléa Maria Brandão de Santana

Cléa Maria Brandão de Santana é licenciada em História pela Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, em 1967. Professora aposentada da Rede Estadual e Federal da Educação de Sergipe. Ocupante da cadeira nº 5, com membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras (MAC). Vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura. Além deste livro, a professora também escreveu “Casa de Farinha” (2005) e “Anversos” (2013).

Fonte: Assessoria de Comunicação

15 de agosto de 2014

Suspeito de matar ex-companheira se apresenta à polícia

Foto cedida pela Polícia Civil 

O homem suspeito de matar a ex-companheira Eliene da Silva Gonçalves a tiros na última segunda-feira, 11 no Bairro Lachez em Maruim, se apresentou nesta sexta-feira, 15 à polícia sergipana. 

José Nilton dos Santos, de 34 anos conhecido também como ‘Galego confessou o crime, e alegou ter ciúmes da mulher e por isso cometeu o homicídio.

Segundo o delegado que investiga o caso, Galego está detido na Delegacia Plantonista, mas em data ainda não definida será transferido para outra Delegacia e posteriormente a Penitenciária. 

Redação, Maruim em Pauta 

A prisão foi destaque no SETV 2ª Edição da TV Sergipe afiliada da Rede Globo



O Jornal do Estado 2ª Edição da TV Atalaia destacou a prisão do 'Galego' que segue na Delegacia Plantonista.  


O caso ganhou destaque no Programa Tolerância Zero da TV Atalaia afiliada da Rede Record. 


13 de agosto de 2014

"Coloque no lugar porque ali é uma relíquia histórica" disse historiadora sobre o cruzeiro

Capela de Nossa Senhora da Boa Hora 
A demolição do cruzeiro que estava instalado na Praça da Boa Hora na entrada do município de Maruim, região da Grande Aracaju, gerou polêmica entre diversos fiéis e nas redes sociais, chegando até a repercutir em uma emissora de rádio da capital sergipana. 

Relíquia do século XVIII, um dos primeiros símbolos do cristianismo e também de grandes encontros de fiéis para oração em Maruim, sendo o outro construído na Capela de São Vicente, a primeira da cidade. Foi demolido para a construção do então 'presente' à comunidade cristã com parceria do Governo Municipal de Maruim e da Paróquia Senhor dos Passos com previsão de entrega à população no fim do novenário e festa da co-padroeira. 

Na noite desta quarta-feira 13, o Blog Maruim em Pauta recebeu a informação que a grande historiadora maruinense Lúcia Marques estaria insatisfeita com a demolição do cruzeiro, e que, quando questionada pelo administrador paroquial Pe. Paulo Lima sobre o que achou da remoção, disse: "Coloque no lugar porque ali é uma relíquia histórica". afirmou a historiadora 

Em breve, Lúcia Marques enviará documentos que provam a importância histórica do cruzeiro para administração paroquial, na esperança de que, consiga interromper o desaparecimento de um dos símbolos do povo cristão em Maruim.   






Maria Lúcia Marques Cruz e Silva (Foto: Portal Infonet)


Por Lohan Muller 

12 de agosto de 2014

Suspeito de matar ex-companheira em Maruim, SE, continua foragido

Foto cedida pela Polícia Civil 
Continua foragido José Nilton dos Santos, de 34 anos conhecido também como ‘Galego’, o principal suspeito de ter assassinado a tiros a ex-companheira Eliane da Silva Gonçalves, de 29 anos na última segunda-feira, 11 no Bairro Lachez em Maruim, região da Grande Aracaju. 

A Delegada do município de Maruim, Ana Paula Moreira, já conseguiu ouvir os depoimentos de duas testemunhas oculares, além do pai do suspeito e da mãe da vítima.

De acordo com a delegada, os depoimentos apontam que ‘Galego’ apresentava um comportamento agressivo durante o relacionamento do casal que durou nove anos. Cansada do relacionamento desgastado, a mulher deixou a residência onde morava com ‘Galego’ e alugou uma casa na rua onde a mãe morava

A mãe da vítima explicou durante o depoimento que a filha sentia muito medo do ex-marido e que para preservar a vida tomou a decisão de dormir todas as noites na sua casa. A delegada ressalta que a vítima tinha relatado a mãe que na segunda-feira [dia da sua morte] iria procurar a delegacia para prestar queixa das ameaças. “Ela também chegou a dizer a ele [ o ex] que iria prestar queixa. Nesses nove anos de relacionamento ela apanhava, mas nunca tinha prestado Boletim de Ocorrência com receio de ser largada por ele”, disse a delegada.

Ana Paula Moreira enfatiza que o homem tinha arma de fogo e o fato era de conhecimento da vítima. A delegada acredita que o ex planejou o crime. “No dia do crime existem várias ligações para o celular dela. Ele [o ex] chegou a rua onde a mãe dela morava e começou a fazer ameaças. Na tentativa de parar com a discursão no meio da rua, a mãe da vítima pediu para que eles entrassem dentro da casa. Logo após ele entrar na casa foi ouvido os disparos. Inclusive a vítima tem uma perfuração na mão, o que mostra que ela ainda tentou se defender”, conta a delegada acrescentando que a vítima chegou ser socorrida para o hospital, mas veio a óbito em seguida.

“Nós fomos até a casa do ex-companheiro e chegando lá foram encontradas várias cápsulas e na propriedade marcas de tiros deflagrados, o que demostra que ele treinou para atirar na vítima”, destaca.

Ligação

Após o crime, a delegada ficou com o telefone celular da vítima e na tarde de ontem,11, o suspeito ligou para o aparelho. “Quando ele ligou para o aparelho celular da vítima, eu atendi e me identifiquei como delegada. Falei que ela tinha morrido. Ele estava extremamente calmo. Então, pedi para que ele se entregasse. Ele falou que não iria se entregar e desligou a ligação”, detalha.

Quem souber informações do paradeiro do suspeito pode entrar em contato com a polícia por meio do disque denúncia 181. 

Com informações de Kátia Susanna do Portal Infonet 

11 de agosto de 2014

Homem morre afogado após mergulhar no rio Ganhamoroba


Um trabalhador anônimo conhecido na cidade de Maruim, pelo pré-nome de "Chel" morreu afogado no rio Ganhamoroba, no Bairro Lachez  na noite desta segunda-feira, 11. 

Depois de pular no afluente do rio Sergipe, ele desapareceu na água. O Corpo dos Bombeiros foi acionado mas, não compareceu ao local. Um pescador da cidade foi quem resgatou o trabalhador que já estava sem vida. 

A causa da morte será determinada pelo Instituto Médico Legal (IML).




Por Lohan Muller 



Mulher é morta pelo ex-companheiro no Bairro Lachez, em Maruim

*Por Lohan Muller 

Uma mulher foi assassinada a tiros pelo ex-companheiro na manhã desta segunda-feira 11, na Rua Padre Joaquim de Vasconcelos no Bairro Lachez em Maruim, na região da Grande Aracaju. 

Segundo a polícia, Eliene da Silva Gonçalves foi atingida por oito tiros, após uma discussão com o ex-companheiro, que queria reatar o relacionamento. O casal estava separado há algum tempo, mas o homem não aceitava o fim da relação e tentava a todo custo reatar.

A Polícia Militar esteve no local, e isolou a área do crime. O IML - Instituto Médico Legal foi acionado para recolher o corpo. 

O ex-companheiro de Eliene da Silva Gonçalves identificado pelo pré-nome de Josenildo está foragido. 



A delegada que atende aos grupos vulneráveis, inclusive as mulheres, Érika Magalhães, pede que as vítimas procurem a delegacia específica que fica localizada na Rua Itabaiana, 258 ou através do número 181.

A polícia pede ainda que quem souber qualquer tipo de informação ligue para o número 181, do disk-denúncia, sendo que o denunciante não precisa se identificar.



5 de agosto de 2014

Inscrições abertas para curso de auxiliar de garçom em Maruim


A Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Executiva da Juventude, inscreve até o dia 17 de agosto, para o curso de auxiliar de garçom (cumim) oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, seccional Sergipe.

Segundo a secretária municipal da Juventude, Linei Pereira, são ofertadas 20 vagas para jovens entre 16 a 29 anos. “Neste semestre já oferecemos o curso de recepcionista e agora vamos abrir uma turma de auxiliar de garçom. Essa parceria vai ampliar espaços para os jovens no mercado de trabalho”, ressaltou.

Os candidatos devem realizar a inscrição no site (www.psg.se.senac.br/psg) até o dia 17 de agosto. O resultado será divulgado dois dias após o fechamento do período de inscrição.

As aulas serão realizadas todas as manhãs a partir do dia 16 de setembro, na Casa da Juventude, em Maruim. O curso da área de hospitalidade e lazer possui carga horária de 200h.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail (juventude@maruim.se.gov.br) da Secretaria Executiva Municipal da Juventude.

Por Assessoria de Comunicação