Foto: Divulgação |
Após admitir que a cidade de Maruim (SE), na região do Vale do Cotinguiba passa por um surto de virose há mais de 15 dias, o secretário Municipal da Saúde, José Souza informou que a partir desta semana vai iniciar uma força-tarefa para combater o princípio de epidemia que têm vitimado os maruinenses. “Vamos intensificar uma campanha de conscientização da população sobre o descarte do lixo e o acúmulo de água. A campanha será levada às escolas, associações e igrejas”, disse o secretário.
De acordo com José Souza, nas últimas semanas 140 pessoas foram atendidas na urgência da Clínica da Saúde da Família. “A partir do levantamento feito por nossa equipe, foi constatado que o bairro São José é o que apresenta o maior número de ocorrências. Quase 50% dos casos foram oriundos do bairro”, alertou.
O coordenador da vigilância epidemiológica do município, Otoniel Júnior, destacou que serão desenvolvidas ações de distribuição de mudas de citronela, uma espécie de repelente natural, bem como as ações tradicionais como o carro fumacê e a brigada da dengue, que reforça o trabalho dos agentes de endemias com profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“O foco do mosquito está nas residências. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, o mosquito transmissor das principais doenças como dengue, febre chikungunya e zika, o aedes aegypti, busca as residências, pois possuem água limpa e parada”, afirmou o coordenador.
Na força-tarefa também será adotado o recolhimento de pneus, que segundo Otoniel Júnior, é um grande criadouro do mosquito transmissor do vírus. “Nossa estimativa é recolhermos 150 pneus por mês para serem triturados em uma indústria, situada em Laranjeiras”, finalizou o coordenador.
*Da Redação, com informações da Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário